Home  >  Inovação

Mercado de autenticação tem US$ 161 bilhões em oportunidades

No Brasil, potencial é maior em autenticação segura para o transporte público, segundo estudo da Visa e Euromonitor

Da Redação

08/08/2018 às 12h58

autenticação
Foto: Shutterstock

O mercado de serviços e tecnologias de autenticação tem US$ 161 bilhões em oportunidades. É o que aponta estudo da Visa, realizado em parceria com a Euromonitor.

O estudo “Assessing Global Authentication Opportunities” considera como autenticação a evidência que uma pessoa fornece para certificar que é quem diz ser. Cada momento ou processo de autenticação varia, e pode ser tão simples quanto inserir um código ou senha de seis dígitos ou tão avançada quanto uma análise facial ou de retina, por exemplo.

O levantamento aponta que consumidores realizaram globalmente cerca de 52 trilhões de momentos de autenticação em 2016. Com base na população global do ano, isso significa que cada adulto autentica sua identidade, em média, 30 a 40 vezes por dia.

Quatro mercados-chave foram estudados: EUA, Reino Unido, Brasil e Cingapura. EUA e Reino Unido foram escolhidos como grandes mercados consumidores tecnologicamente avançados, onde haveria momentos de autenticação plenamente estabelecidos. Já Brasil e Cingapura representam mercados emergentes, onde o avanço nos pagamentos digitais e a maior aceitação de novas tecnologias pelos consumidores são notáveis.

Ao todo, foram identificados 175 momentos de autenticação de segurança. Embora tenha contabilizado momentos já comuns em nossas vidas – como desbloquear o smartphone com a digital e analisar o saldo da conta bancária online -, o estudo identifica também outros momentos não tão óbvios, como check-in para consultas médicas e votação em eleições. A maioria desses momentos são das indústrias de: Finanças (46), Governo (23), Defesa (16), Segurança pessoal (15) e Medicina (12).

Deixe uma resposta