Home  >  Inovação

Votorantim Cimentos busca startups para segundo ciclo de inovação aberta

Foco são projetos para a indústria do concreto e de transparência com o cliente

Da Redação

07/08/2018 às 18h31

Foto: Shutterstock

A Votorantim Cimentos iniciou o período de inscrições para o 2º Ciclo Open Innovation, desafio para startups que tem como foco projetos para a indústria do concreto e de transparência com o cliente.

O desafio “Qualidade do concreto na obra” pretende encontrar soluções que detectem a qualidade do concreto fresco e endurecido, enquanto “Digitalização do fornecimento do concreto” busca soluções para mensurar o volume de concreto fresco no momento da entrega nas obras.

O contexto do desafio é o atual panorama do mercado da construção, que carece de tecnologias que comprovem a qualidade do produto entregue na obra, o que causa impacto no relacionamento entre indústrias e clientes. Também não existe uma ferramenta capaz de medir, no ato da entrega, a quantidade de concreto fornecido e aplicado na obra.

O elevado nível de informalidade do setor faz com que a consequência desta falta de comprovação deixe clientes de concreto em posição desfavorecida.

A Votorantim Cimentos aponta que não há neste mercado uma solução com pequena margem de erro e com tempo de resposta até 30 dias após a aplicação do concreto que seja capaz de determinar todas as características de qualidade do concreto pronto – fresco ou endurecido. Assim como também não há uma tecnologia que meça com precisão o volume de concreto no momento em que ele chega na obra.

Primeiro ciclo

Em 2017, o 1º Ciclo de Open Innovation da empresa teve 107 startups inscritas. Os projetos foram avaliados por 93 profissionais de diversas áreas da Votorantim Cimentos. Doze companhias foram selecionadas e sete avançaram no processo com mentoria da Votorantim Cimentos, trabalhando em conjunto em busca de soluções personalizadas. 

A startup GeoInova foi a grande vencedora, com um projeto de gestão digital de territórios, o VC Maps.

Inscrições

As inscrições para o 2º Ciclo Open Innovation da Votorantim Cimentos podem ser realizadas até 15/8 por meio do site http://www.votorantimcimentos.com.br/open-innovation/

Deixe uma resposta