Home  >  Negócios

AWS mantém liderança em cloud, mas Microsoft e Google acirram disputa

Relatório da Canalys mostra o panorama do mercado de infraestrutura em nuvem no segundo trimestre

Da Redação

30/07/2018 às 14h06

Foto: Shutterstock

A Amazon Web Services (AWS) continua sendo a líder global em serviços de infraestrutura de nuvem, mercado que atingiu gastos totais de US$ 20 bilhões no segundo trimestre. Mas a briga está ficando cada vez mais acirrada.

No período, segundo relatório da consultoria Canalys Research, gastos com serviços de infraestrutura de nuvem aumentaram 47% em relação ao mesmo trimestre de 2017.

A AWS respondeu por 31% do mercado total, crescendo 48% durante o trimestre. O Azure, serviço de nuvem da Microsoft, continuou a crescer mais rapidamente do que a AWS, aumentando em 89% e registrando 18% de participação de mercado, contra 14% no mesmo período do ano anterior.

O Google Cloud, por sua vez, teve o maior crescimento, com 108%, e manteve o terceiro lugar, representando 8% da participação no mercado global.

Segundo a consultoria, TI híbrida é a abordagem dominante adotada pelas empresas, com três em cada quatro (75%) entrevistados indicando que a maioria de seus clientes está adotando uma combinação de computação em nuvem privada e pública.