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Sada adota Centro de Serviços Compartilhados para automatizar operações

Grupo reduziu custos, unificou transações e otimizou processos com apoio da TOTVS Consulting

Da Redação

27/07/2018 às 15h26

Foto: Shutterstock

O Grupo Sada implementou um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para automatizar operações de suas mais de 30 organizações. Transporte de veículos é o carro-chefe da companhia, com uma fatia de mais de 70% dos negócios. Todas as empresas juntas transportam mais de 850 mil veículos por ano, produzem 49 milhões de litros de etanol e geram sete mil empregos em 52 municípios no Brasil.

O desafio era conseguir fazer uma gestão eficiente de tantos processos e seguir com seu plano de crescimento e, para isso, a Sada buscou no mercado uma metodologia que a apoiasse na redução de custos e minimizasse o impacto da crise econômica.

A implementação do CSC foi realizada em parceria com a Totvs Consulting, consultoria de negócios da fabricante Totvs.

Projeto

O projeto teve o pontapé inicial em junho de 2016 e contou com envolvimento dos executivos de todas as áreas, para garantir a sinergia dos processos. O CSC consolidou os serviços administrativos e padronizou os processos dos departamentos financeiro, contábil, fiscal, pessoal, suprimentos e também atende os chamados de tecnologia da informação do grupo em um único local. Antes disso, toda a estrutura estava espalhada em cinco escritórios e, muitas vezes, ocorriam atividades transacionais duplicadas.

Além da eliminação deste tipo de falha, havia uma grande oportunidade de melhorar os serviços prestados por essa estrutura centralizada. Para isso, foram mais de 400 processos mapeados, mais de 11 empresas visitadas, 207 entrevistas com o time e o envolvimento de 754 colaboradores, que executavam as tarefas com a finalidade de mapear possíveis melhorias da operação.

No projeto, Totvs Consulting redesenhou todos os fluxos de trabalho e as políticas internas, além de definir as tecnologias mais adequadas e aderentes para essa nova fase.

Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo Sada, lembra que o projeto permitiu reduzir estruturas e ganhar eficiência operacional. "Por meio de um trabalho em conjunto, chegamos a uma automatização das rotinas feita com excelência. Isso garantiu não só a redução de custos, como também o aumento na produtividade e na entrega de resultados", ressalta.

Indicadores

Tão importante quanto entregar o projeto, é monitorar e acompanhar a sua efetividade. Por isso, o Grupo Sada implementou um painel de indicadores orquestrado pela solução Totvs Smart Analytics powered by GoodData, tudo atualizado de hora em hora para uma visão completa da operação.

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