Home  >  Carreira

Por que capacitação é fundamental para tomada de decisão

Além de ser primordial estar atento a cada inovação e avanço, é essencial ter capacidade intelectual para entendê-las

Daniel Sasajima*

17/07/2018 às 9h38

Foto: Shutterstock

A cada dia, fica mais evidente que a rapidez das evoluções tecnológicas demanda uma corrida contra o tempo. No mundo dos negócios, é ainda mais importante estar a par das diversas transformações que a sociedade vivencia e, consequentemente, buscar capacitação adequada para compreender e lidar com este novo cenário.

Para se ter uma ideia, de acordo com um gráfico divulgado pelo Google sobre a evolução da internet, em 1997, o tráfego global da web girava em torno de 5,4 petabytes por mês. Isso equivale a 1,2 milhão de DVDs padrão, algo já bastante representativo. Dez anos depois, em 2007, esse número chegava a 10.000 petabytes, um aumento aproximado de 199.900%.

E não é só isso: a previsão é de que o tráfego IP global chegue a 278.000 petabytes (ou 278 exabytes) por mês em 2021. Esse tráfego deve atingir um índice anual de 3,3 zetabytes (ou 3300 exabytes), volume impulsionado pela popularização de tecnologias como realidade aumentada, 5G, veículos autônomos, blockchain e impressoras 4D, que não estão distantes da nossa realidade.

E por que trago essas informações? Porque além de ser primordial estar atento a cada inovação e avanço, é essencial ter capacidade intelectual para entendê-las. Investir em redes, computadores, softwares e itens de ponta sem saber como explorar todos os recursos disponíveis é a mesma coisa que adquirir uma Ferrari sem saber dirigir.

Não dá para ignorar que tendências como machine learning, inteligência artificial e bots já são discutidas na mesa dos conselhos diretores de várias companhias, inclusive com previsões de chegar ao mainstream em poucos anos. As soluções estão aí, mas como decidir o que, e indo além, em qual investir, sem ter a compreensão do que elas são e dos benefícios que podem trazer aos negócios?

É por isso que um líder bem-sucedido precisa buscar frequentemente conhecimento e capacitação, principalmente em momentos de apreensão e insegurança no mercado, como o atual. A informação torna a decisão mais assertiva, como uma camada de segurança.

E como acumular conhecimento hoje?

Se sua função é estratégica e de liderança, mas não demanda uma profundidade tão grande nas atividades, minha sugestão é estar próximo de quem entende do assunto. Existe uma agenda bem diversificada de eventos setoriais que acontecem mensalmente em todo o país, onde é possível trocar ideias com experts, conhecer outros líderes qualificados, ouvir e trocar experiências, participar de palestras e obter conteúdo de ponta sobre as tecnologias mais avançadas.

Acessar sites especializados e manter-se antenado a notícias relevantes do setor por meio de textos e podcasts, por exemplo, são excelentes alternativas. Para ajudar na organização desse conteúdo todo, você pode recorrer aos organizadores de feed de notícias, como Flipboard, Feedly, Google Notícias ou Play Banca, que estão disponíveis para os diferentes sistemas operacionais – Android e iOS.

Por fim, se você é um viajante nato, mas ao mesmo tempo, um workaholic que não abre mão de descobrir novidades, é possível traçar roteiros específicos que incluam inovações. Que tal desbravar o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), local que abriga muitas das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo? Ou então conhecer cidades como Tóquio, no Japão; Hong Kong, na China; ou Bangalore, na Índia, que concentram profissionais de TI e são berços de avanços tecnológicos? Acredite, pensar fora da caixa e se manter atualizado são garantias certas de retorno pessoal e de vantagens para os negócios.

*Daniel Sasajima é diretor da Serviceaide na América Latina

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook