Home  >  Plataformas

Oracle lança serviço de blockchain

Empresa segue passos de concorrentes como IBM, SAP e Microsoft ao oferecer o blockchain-as-a-service para seus clientes

Da Redação

17/07/2018 às 14h20

Foto: Shutterstock

Oracle anunciou a disponibilidade de uma oferta de blockchain como serviço totalmente gerenciado, no qual as empresas podem automatizar processos em um registro eletrônico imutável, como o rastreamento de mercadorias em uma cadeia de suprimentos ou o processamento de transações financeiras de clientes. A nova oferta bate de frente com estratégias recentes de concorrentes como SAP, Microsoft e IBM, que recentemente também anunciaram blockchain como serviço.

O lançamento da Oracle é baseado na plataforma Hyperledger Fabric, de código aberto, da Linux Foundation, uma ferramenta de colaboração para a construção de redes comerciais de contabilidade de blockchain, como a tecnologia de contrato inteligente.

A empresa anunciou, ainda, algumas plataformas de Backend as a Service (BaaS) que implementaram provas de conceito, como Arab Jordan Investment Bank, CargoSmart, Certified Origins, Intelipost, Nigéria Customs e Solar Site Design.

Por exemplo, a produtora de azeite Certified Origins lançou um projeto de blockchain no início de 2018 para rastrear sua produção – desde a origem até o varejo. "O principal propósito para o qual o projeto nasceu está relacionado à maior transparência fornecida, graças à rastreabilidade", comenta Andrea Biagianti, CIO da Certified Origins.

Segundo Biagianti, o próximo passo será o gerenciamento preciso de contratos inteligentes, para dar ao sistema o método automático de avaliação das escolhas de produção. Hoje, essas avaliações são feitas por um operador e o contrato inteligente permitirá que a equipe gaste mais tempo para verificações operacionais e de qualidade.

Um contrato inteligente é uma ferramenta de automação comercial baseada em blockchain que executa contra regras pré-determinadas com base em código incorporado. Por exemplo, uma vez que uma remessa de carga é reconhecida como recebida de um remetente, o pagamento pode ser transferido automaticamente de um banco para o fabricante.

2019 tendências

O Blockchain Cloud Service da Oracle é uma plataforma de desenvolvimento que pode ser usada por uma empresa para construir suas próprias redes. O serviço permite que o blockchain integre-se facilmente com o Oracle SaaS e aplicativos de terceiros, bem como outras redes blockchain e ofertas de plataforma como serviço da Oracle.

"Nós fornecemos a eles um conjunto de APIs para que eles possam continuar usando o registro enquanto adicionam novos recursos que podem estar no ecossistema blockchain", afirma Amit Zavery, vice-presidente executivo da Oracle Cloud Platform.

O Blockchain Cloud Service pode ser usado sem contrato por meio de uma opção "pague conforme o uso" ou por meio de uma oferta mensal, anual ou de vários anos. Os clientes também podem se inscrever para uma avaliação gratuita de 30 dias.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook