Home  >  Negócios

SP equipa escolas com Office 365 e migra serviços para Azure

Dados e serviços das 5,5 mil escolas do estado foram transferidos para o Microsoft Azure para cortar despesas e disponibilizar informações em toda a organização

Da Redação

16/07/2018 às 10h06

Foto: Shutterstock

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo firmou parceria com a Microsoftpara modernizar salas de aulas e  o sistema educacional como um todo. Com o acordo, SP equipou 4 milhões de alunos e 230 mil professores da região com as ferramentas do Microsoft Office 365, permitindo comunicação e colaboração de qualquer local em qualquer dispositivo.

Além disso, dados e serviços das 5,5 mil escolas do estado foram transferidos para o Microsoft Azure para cortar despesas e disponibilizar informações em toda a organização.

Ainda, o acordo contempla o uso de serviços do Microsoft Dynamics 365 para construção de um centro de serviços compartilhados, simplificando e centralizando processos em todas as escolas.

“Com a tecnologia, há mais proximidade entre escolas, estudantes, professores e famílias”, diz João Cury, secretário de educação do Estado de São Paulo. “Quando os alunos vão para casa, os professores podem se comunicar com seus alunos e acompanhar seu progresso nas lições. E os pais podem monitorar o progresso da aprendizagem de seus filhos.”

As ferramentas também estão ajudando a resolver problemas de longa data, do desperdício de materiais às taxas de evasão escolar.

Por exemplo, as escolas de São Paulo lançaram livros digitais para diminuir o uso de papel e permitir que os alunos aprendam de uma maneira mais visual e lúdica, diz Rosana Guerreiro Andrade, diretora de educação na região.

cloud computing

Enquanto isso, autoridades educacionais implementaram uma solução de inteligência artificial (AI), que utiliza um modelo preditivo para identificar alunos em risco de evasão escolar e conseguir mantê-los frequentando a escola.

“O desafio para a educação brasileira é permitir que os jovens encontrem prazer, satisfação (e) alegria dentro da sala de aula. A tecnologia é uma aliada. É uma amiga da educação brasileira”, completa. 

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook

Tags