Home  >  Plataformas

6 ferramentas tecnológicas para impactar seus negócios

Soluções visam trazer inovação, competitividade e agilidade na entrega de produtos e serviços

Da Redação

14/07/2018 às 11h12

inovacao
Foto:

Ferramentas tecnológicos têm sido a aposta de diversas organizações em busca de otimização de serviços e melhoria na entrega de produtos.

Atualmente, gastos com TI já representam 7,7% da receita das companhias brasileiras, o que mostra o interesse por tecnologias e inovação. Os dados são da 29ª Pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), divulgada em abril deste ano.

Seja para gerir as informações com mais eficiência, controlar as finanças e reduzir custos, organizar projetos ou se comunicar com o cliente de forma mais eficaz, sempre há uma ferramenta que pode otimizar a administração dos negócios. Confira seis soluções que podem fazer a diferença no dia a dia das empresas:

Prover VNext

O aplicativo que facilita a gestão de documentos desenvolvido pela Comp Line permite o gerenciamento de arquivos e documentos diretamente na nuvem. Em uma só ferramenta, é possível ter acesso a mais de mil modelos de contratos, termos, cartas e outros formatos prontos. O app possui tecnologia OCR de reconhecimento ótico de caracteres, feito a partir de arquivos de imagens, o que garante a leitura de todo tipo de caracteres e conteúdos digitalizados e arquivados no programa. Entre as categorias disponíveis estão gestão de pessoas, patrimonial, financeira, além de TI, comunicação e serviços gráficos.

GUPY

Muitas vezes, os processos seletivos são onerosos e desgastantes para as empresas. Por isso, muitos gestores optam por processos automatizados. A Gupy oferece uma plataforma de recrutamento com base em inteligência artificial e machine learning para fazer gestão dos candidatos e das vagas, tornando mais eficiente o recrutamento. A plataforma oferece a diminuição de 50% no tempo de fechamento de vagas, a redução de até 70% da carga operacional do recrutamento e seleção, além de reduzir, em média, entre 30% e 50% do turnover.

IDwall

Para quem precisa de soluções antifraude, a IDwall disponibiliza alguns produtos que auxiliam as empresas no seu processo de segurança cadastral. Um deles é o Face Match, que, por meio da comparação de uma foto submetida no momento do cadastro digital e a foto do documento enviado, averigua se o usuário é quem realmente diz ser. A startup oferece também uma tecnologia de OCR (Optical Character Recognition), que faz a leitura digital de documentos e permite a extração e validação automática dos dados e o Background Check, que faz a checagem a mais de 200 fontes públicas e privadas, reduzindo o tempo de consulta manual de 10 minutos para digital em cerca de 3 minutos. Além disso, recentemente, a regtech lançou o IDflag, no qual a empresa recebe um alerta cada vez que há uma tentativa de um novo credenciamento com dados sinalizados como incoerentes, de acordo com o histórico de registros no banco de dados da própria organização, pela incompatibilidade de face.

Nama

Já acessou algum portal e uma assistente virtual enviou a mensagem "posso te ajudar"? Esse robozinho é conhecido como chatbot. No Brasil, a Nama é pioneira no assunto e conta com um sistema próprio de processamento de linguagem natural (NLP) e aprendizado de máquina para robôs de atendimento. Seja qual for o canal, a plataforma é capaz de automatizar em até 90% o processo de atendimento ao público, reduzindo de 70% a 90% das despesas nesse setor.

Arquivei

A plataforma permite que as empresas organizem aquele amontoado de notas fiscais que sempre ficam espalhadas, além de mostrar todas as informações relacionadas a NFes, permitindo um controle maior de documentos fiscais. A startup baseia-se em uma plataforma que estabelece uma conexão direta com a Sefaz, de onde busca todas as informações das NFs emitidas e recebidas por determinado CNPJ. Com a tecnologia, os usuários têm, ainda, acesso a uma inteligência de negócios específica sobre suas notas fiscais, podendo utilizar estas informações em diversos setores e tomadas de decisão.

Freelancer.com

Muitas vezes, as empresas precisam de determinados profissionais, mas não querem ter custos elevados com contratações. Uma maneira simples de resolver esse problema é utilizar a plataforma Freelancer.com, maior mercado para freelancers e crowdsourcing do mundo. Por lá, as empresas encontram profissionais em mais de 1000 áreas, como desenvolvimento de sites, logotipo, marketing, direitos autorais, astrofísica, engenharia aeroespacial e manufatura.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook