Home  >  Carreira

Vale a pena fazer MBA no exterior?

Empresas vêm valorizando candidatos com experiência internacional e têm contratado cada vez mais pessoas que compreendem o mercado global como um todo

Da Redação

13/07/2018 às 17h48

mba.jpg
Foto:

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais buscam uma variedade de diferenciais para ganhar destaque.

Empregadores, por sua vez, vêm valorizando candidatos com experiência internacional e têm contratado cada vez mais pessoas que compreendem o mercado global como um todo.

Segundo pesquisa do Graduate Management Admission Council (GMAC) de 2016, 88% dos empregadores tinham a intenção de contratar candidatos com MBA, e, de acordo com o instituto de pesquisa Erasmus, 64% dos empregadores valorizam experiência internacional na hora de contratar um funcionário.

Peter von Loesecke, CEO do The MBA Tour, lista seis motivos pelos quais profissionais devem considerar a realização de MBA no exterior.

1. Crescer como pessoa

Morar e estudar fora vai te proporcionar uma nova forma de entender sua própria cultura, nacionalidade e valores. Além disso, é uma forma de adquirir independência e autoconfiança no processo de se familiarizar e aprender a viver bem em uma cultura diferente.

2. Adquirir novas habilidades

Viver em outro país é uma experiência de imersão total, uma oportunidade de aprimorar o conhecimento do idioma e de mergulhar na vida acadêmica e profissional. Ao interagir com a população local e outros estudantes estrangeiros como você, é possível conhecer outras culturas e enriquecer sua bagagem global.

3. Melhorar como líder

Já que estilos de liderança variam muito de acordo com as nacionalidades, fazendo um MBA no exterior você vai aprender a trabalhar com diferentes tipos de líderes e conhecer suas particularidades. Por outro lado, se você trabalhar em uma posição de liderança enquanto estiver no exterior, vai aprender a gerenciar uma equipe bastante diversa.

4. Ampliar sua visão de mundo

Ser exposto a uma nova cultura dá a você uma visão de mundo mais ampla e sofisticada a partir do contato com novos valores e maneiras de pensar. Dessa forma será mais fácil formar parcerias e encarar os desafios que surgem em empreitadas multinacionais.

5. Avançar na carreira

Um MBA internacional faz uma diferença enorme em seu currículo. Os empregadores estão cientes de que funcionários com experiência de negócios no exterior têm habilidades específicas, como a capacidade de comunicação multicultural e familiaridade com padrões, leis e regulamentações internacionais.

6. Criar uma rede de contatos internacional

Ao estudar em uma escola de negócios no exterior, você terá oportunidades únicas. A maioria das escolas recruta estudantes de todo o mundo, o que significa que sua base de alunos constitui uma rede de contatos profissionais diversa e global, gerando trocas valiosas ao redor do mundo.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook