Home  >  Acervo

13 notícias mais assustadoras do mês

Sexta-feira 13 levanta a pergunta: o que amedronta profissionais de TI? Lista reúne itens como cibercrime e gestão de projetos

Da Redação

13/07/2018 às 9h42

sexta-feira_13.jpg
Foto:

Hoje é sexta-feira 13, considerado o dia de azar. A superstição já serviu como inspiração para diversos filmes, seriados e diversas piadas.

Mas e no mundo da tecnologia? O que tem causado medo nos profissionais do setor?

Para ajudar a entender, separamos as 13 notícias "mais assustadoras" do mês, publicadas nos portais da IT Mídia - IT Forum 365, Computerworld Brasil, IDG Now e CIO.

Cibercrime

O primeiro tema que vem à mente são os inúmeros ciberataques, que assustam usuários e empresas em todo o mundo. Por isso, é importante saber quem são os grupos hackers mais perigosos do mundo (1).

Mas, mais do que saber quem são as cabeças por trás dos ataques, é preciso entender as estratégias de cada tipo de ataque. Um deles é o Zero day (2). Outra ameaça que tem tirado o sono de usuários é o malware de mineração de criptomedas, que avança e já supera o ransomware (3) - cibercriminosos, inclusive, já lucram mais de US$ 10 milhões com golpes envolvendo criptomoedas (4).

linguagem de programação C

Malware bancário também é outro perigo da internet. Pesquisadores descobriram um novo malware que rouba dinheiro a partir de transferências bancárias (5). Outro "destaque" do mundo hacker é o phishing, geralmente aplicado via e-mail com promoções falsas para roubar dados. Por isso, essas 4 dicas simples ajudam a não ser mais uma vítima de um ataque phishing (6).

Tecnologia falha

A tecnologia tem mostrado diversos avanços, mas nem sempre é perfeita. Nesses 10 casos recentes, elas falharam e causaram prejuízos (7).

Um dos temas em alta do mês é a Copa do Mundo de Futebol, realizada na Rússia. Antes do início do torneio, o Goldman Sachs utilizou inteligência artificial e machine learning para executar 200 mil modelos e simular 1 milhão de variações para definir quem seria o vencedor. Mas os resultados mostram que teoria e prática estão muito distantes. Relembre as previsões da AI do Goldman Sachs e veja como a tecnologia pode ser não muito eficaz (8).

Projetos

Todo projeto de software começa com grandes sonhos e grandes visões. Mas, com frequência maior que a desejada, os projetos tropeçam antes de cruzar a linha de chegada. Mas por que projetos de software fracassam? (9).

As equipes de TI também esbarram em diversos problemas de gestão de projetos. Relembre quais são os principais e saiba como evitá-los (10).

Mas afinal, quais são os projetos de TI mais temidos? Confira a lista com os seis principais (11).

Emprego

Esse medo não é exclusividade de profissionais de TI. Demissões são sempre muito temidas por funcionários. No caso da tecnologia, o avanço de inteligência artificial e da automação de processos tem colocado em risco alguns cargos. Bancos, por exemplo, devem cortar até metade das vagas de tecnologia (12).

E a indústria de tecnologia tem um histórico de grandes demissões. Relembre os 10 maiores cortes das empresas de tecnologia (13).

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook