Home  >  Carreira

Como provar que idade não afeta a produtividade no trabalho?

Guilherme Borini

04/07/2018 às 14h42

mature_businessman.jpg
Foto:

Apesar de ainda existir um certo preconceito com profissionais mais maduros, muitas empresas estão revendo este conceito e enxergando os benefícios de contratar e reter pessoas experientes, com uma bagagem importante. É o que destaca Jorge Ramalho, Coach Executivo e Membro Associado da ABRACEM (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial).

Ramalho comenta que estes profissionais têm vivência e rede de relacionamento no setor em que atuaram por vários anos, com inteligência emocional e jogo de cintura para encarar desafios, com facilidade para identificar oportunidades e que possuem maior foco no desempenho de seus projetos.

Para o executivo, existe um movimento que tem mudado a visão das empresas sobre o tema. "As corporações que estão deixando de lado o preconceito com a idade procuram no profissional maduro a redução dos riscos aos quais a organização se expõe, atrelando o conhecimento testado no campo de trabalho com a flexibilidade de incorporar o novo. A atual visão empresarial reconhece que o profissional com mais idade tem prazer em se manter ocupado, que vai além do conhecimento do trabalho e da consciência de sua contribuição ao resultado", comenta.

Mas como comprovar que idade não impede produtividade? Ramalho lista sete dicas:

- Conquiste relacionamentos pessoais e profissionais, pois tudo começa e termina nas pessoas.

- Desenvolva flexibilidade e opções reais de entrega de valor.

- Cultive a capacidade de observação e análise para contornar situações críticas.

- Mantenha-se atualizado com as tecnologias emergentes, o que irá ampliar sua competência.

- Sempre que houver oportunidade, coloque em prática seu conhecimento e suas habilidades em proveito da estratégia da organização e da equipe, sem a intenção de se destacar ou de mostrar que você sabe mais do que os outros.

- Mantenha a humildade e o espírito de servir. Lembre-se sempre de que você já esteve no lugar dos jovens em início de carreira.

- Seja fonte de inspiração, orientação e incentivo. Jovens precisam de estímulo para direcionar seu vigor e alcançar seus objetivos.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *