Home  > 

Onde buscar inspiração para continuar crescendo profissionalmente?

Guilherme Borini

27/06/2018 às 9h19

crescimento carreira
Foto:

Ninguém até hoje descobriu a fórmula secreta para o sucesso e acho difícil que algum dia alguém consiga. O que temos à disposição são centenas de histórias de empreendedores que, entre erros e acertos, alcançaram seus objetivos. O que essas histórias têm em comum é que, em todas, os protagonistas tiveram uma fonte de inspiração que os motivaram a criar algo.

Com Bill Gates não foi diferente. Certa vez ele confessou a Steve Jobs que se inspirou no MacOS para criar as janelas do Windows. Não há nada de errado nisso, muito pelo contrário! As ideias e a melhoria contínua acontecem do acúmulo de conhecimento e de informação. Se forem de ícones em suas áreas, traz ainda mais valor ao negócio.

O fato é que ouvir outros empreendedores, ler casos de sucesso, livros e cercar-se de tudo aquilo que é referência traz bons apontamentos para ações aplicáveis ao seu negócio. Com as empresas trilhando o caminho da digitalização, boas ideias são fundamentais para a sustentabilidade e o crescimento da atividade.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que em 2016 os empreendedores brasileiros ainda estavam pouco familiarizados com essa transformação. Foram consultadas mais de 2 mil companhias, e em uma lista com 10 opções de inovação, 42% delas não conseguiram identificar quais seriam as mais apropriadas para as suas empresas.

Criar ações que estabeleçam conexão direta com referências inspiradoras em tecnologia e inovação é essencial para que as empresas brasileiras possam avançar para uma digitalização eficiente.

Um bom exemplo de como isso pode acontecer é o programa de internacionalização criado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Com uma sede em Boston, que é considerada uma das cidades mais inovadoras do planeta, a entidade quer inspirar seus sócios a fazerem o mesmo. A ideia é aproximar as empresas catarinenses de empreendedores norte-americanos e mostrar exemplos inovadores para serem aplicados em seus negócios.

A primeira empresa a participar dessa ideia foi a Teltec Solutions. Com uma base de negócios em todo o País, quis trazer inspirações de fora — que são referência, como é o caso de Boston. A ideia é trazer novidades em capacitação e metodologia para a transformação digital das empresas. Uma das primeiras atividades nesse sentido foi convidar o pesquisador-sênior e chefe do setor de tecnologia do Departamento de Tecnologia de Exploração da NASA, Kumar Krishen, ao Brasil para conversar com centenas de empreendedores.

Quando o assunto é inspiração, pode-se dizer com propriedade que a tecnologia expandiu muito as possibilidades. Não é à toa que as empresas desse segmento são referência em inovação e criatividade. Elas também são consideradas as melhores para se trabalhar e as que mais crescem.

*Diego Brites Ramos é diretor da Teltec Solutions, integradora de soluções em TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *