Home  >  Plataformas

Dotz transforma modelo de negócios com nuvem pública e data lake

Guilherme Borini

27/06/2018 às 18h01

cloud_computing
Foto:

O programa de fidelidade Dotz desenvolveu o projeto Next, que contempla a migração completa dos seus dados e transações de data centers para a plataforma de nuvem pública do Google Cloud. O projeto foi conduzido pela Rivendel, hoje Mandic Cloud Solutions.

De todos os benefícios da migração, que teve início em abril de 2017, o impacto positivo na experiência do cliente e a agilidade impressa nos negócios estão entre os destaques. Para Cristiano Hyppolito, CIO da Dotz, o ambiente escalável é um dos pontos fortes da iniciativa. "Atuamos no varejo e o varejo vive de picos, o que era um ponto de atenção para nossa equipe. Agora, contando com uma nuvem estável e automaticamente escalável, não enfrentamos mais problemas em dias de muitos acessos, como a Black Friday, por exemplo", aponta.

O executivo destaca que os componentes padrões da Google Cloud são universais e permitem que conecte minhas plataformas opensource, o que facilita uma migração para outras nuvens caso seja necessário. "Além disso, fatos como o Google operar financeiramente no Brasil e alocar engenheiros na Dotz para acompanhamento de todo o processo também foram fundamentais para a nossa decisão."

Por fim, a baixa latência e o ambiente aberto para diferentes APIs foram outros pontos positivos destacados pelo executivo. “Para o cliente que está no caixa de um estabelecimento, querendo utilizar seus pontos para pagar uma compra, a rapidez na resposta é importantíssima e conseguimos essa velocidade atuando com o Google. Já o ambiente aberto para o uso de diferentes APIs diminuiu o tempo de entrada de novos parceiros de dias para minutos”, completa.

Para garantir a continuidade das operações, minimizando possíveis impactos negativos nos negócios e na experiência dos clientes, a migração foi toda faseada e, pelo período de cerca de um mês, as transações rodaram tanto no novo ambiente de cloud pública quanto no data center. Primeiro a companhia migrou o catálogo, na sequência o Marketplace e, por fim, o banco de dados.

Projeto de data lake

Com o sucesso alcançado na migração do data center para o ambiente de nuvem pública, a jornada next da Dotz entrou em uma nova fase e, em novembro, deu início ao projeto de data lake. Para apoiá-la nesse novo desafio, a Dotz contou com a Rivendel, empresa de tecnologia especialista em Transformação Digital, Cloud & DevOps e Data Analytics, adquirida pela Mandic Cloud Solutions em fevereiro desse ano.

Com projeto, a Dotz ganhou eficiência e liberdade operacional e passou a contar com times descentralizados, divididos em oitosquads, que trabalham de forma independente e baseados na metodologia ágil. Para Hyppolito, o grande ganho aqui foi a inteligência impressa na operação. “O ambiente de nuvem escalável e a abordagem de trabalho dos times permitem que as transações aconteçam de maneira eficiente, independentemente da demanda operacional. No modelo antigo os times precisavam acionar o time de TI sempre que surgia uma necessidade urgente, como aumento pontual de tráfego, impactando diretamente no nosso tempo de resposta e experiência do cliente.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *