Home  >  Segurança

Saiba como garantir a segurança para navegar no Google Chrome

Guilherme Borini

22/06/2018 às 8h02

google chrome
Foto:

Google Chrome é um dos browsers mais populares na internet, tanto no computador, quanto em smartphones ou tablets. Essa popularidade o torna, entretanto, alvo para aqueles que procuram roubar dados. Mas esses ataques podem ser evitados com algumas dicas de segurança. 

Já existe uma ampla gama de recursos de segurança padrão no Chrome. Isso inclui a tecnologia de Navegação segura do Google (que procura ativamente comportamentos suspeitos ao visitar sites e avisa imediatamente o usuário sobre possíveis ameaças), uma abordagem que limita a capacidade dos hackers de usar plug-ins vulneráveis e atualizações regulares dos aplicativos. Mas, além disso, outros detalhes podem ajudar na segurança do browser. Saiba quais são eles na lista que preparamos a seguir:

Check-up de segurança do Google 

Antes de olhar para extensões ou aplicativos, um passo seria ver o quão seguro é o navegador nesse momento. O Google fornece uma ferramenta para essa tarefa, chamada de Check-up de segurança

Ao visitar o site, o Chrome faz o login e avalia os níveis atuais de proteção, destacando as áreas que necessitam de reforço. Podem ser, por exemplo, dispositivos mais antigos que ainda têm uma conta do Google logada e, portanto, podem ser usados para obter acesso a dados ou até aplicativos de terceiros que receberam permissão para usar as informações do usuário. 

Verificar as configurações de privacidade 

Como o Chrome usa a conta do Google, também é importante conferir as configurações de privacidade. Para isso, basta visitar a página de verificação de privacidade para saber quais as informações estão sendo usadas pela empresa. 

Configurar a verificação em duas etapas 

Outra medida de segurança simples e prática é ativar a verificação em duas etapas. Isso impede que qualquer um faça login em uma conta do Google, a menos que também tenha o smartphone do usuário. 

Extensões do Chrome 

Há várias extensões úteis que podem ser usadas com o Chrome para reforçar sua segurança. Conheça algumas delas: 

HTTPS Everywhere - Criada pela Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização que luta pelos direitos dos usuários da Internet, o HTTPS Everywhere é uma extensão inteligente que força os sites a usar um padrão criptografado, quando disponível. Ele não faz a criptografia em si, mas permite que o usuário use as versões mais seguras de sites. 

Privacy Badger - Para complementar o HTTPS Everywhere, a EFF também oferece o Privacy Badger. A extensão impede que os anúncios de espionagem acompanhem a pessoa enquanto ela navega em diferentes sites. 

Ghostery - Este aplicativo tem sido bastante usado há vários anos. Uma vez instalado, a ferramenta bloqueia rastreadores que espiam a navegação e seguem o usuário pela web, muito parecido com o Privacy Badger. 

Password Managers - embora o Google Chrome tenha seu próprio gerenciador de senhas, optar por um serviço pago pode ser uma boa alternativa. A maioria dos players - LastPass, Keeper, 1Password, Dashlane e outros - possuem extensões que são executadas no Chrome e permitem que o usuário lembre-se somente de uma senha para todos os seus logins. 

VPN – Também bastante conhecidos pelos internautas, apps VPN, como NordVPN e ExpressVPN, criam conexões seguras e criptografadas, diminuindo a chance de hackers encontrarem o usuário. 

Tags

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *