Home  >  Negócios

Microsoft adquire Bonsai para fortalecer AI e desenvolvimento de sistemas autônomos

Guilherme Borini

22/06/2018 às 13h09

microsoft
Foto:

A Microsoft anunciou o acordo para aquisição da Bonsai, startup norte-americana focada em soluções de desenvolvimento baseadas em inteligência artificialmachine learning.

A startup é especializada em aprendizado por reforço, uma espécie de abordagem de tentativa e erro para ensinar um sistema dentro dos limites de uma simulação. Esse aprendizado pode ser usado para treinar sistemas autônomos para completar tarefas específicas. A Microsoft diz que a aquisição servirá para encaminhar o tipo de pesquisa que a empresa vem desenvolvendo no campo, aproveitando sua plataforma de nuvem do Azure.

A Bonsai está construindo uma plataforma para empresas que utilizam sistemas de controle industrial, como robótica, energia, HVAC, manufatura e sistemas autônomos em geral. Isso inclui inovações exclusivas de ensino de máquinas, geração e gerenciamento automatizados de modelos, um host de APIs e SDKs para integração de simuladores, bem como suporte pré-construído para as principais simulações, todas empacotadas em uma plataforma de ponta a ponta.

A plataforma da Bonsai combinada com as ferramentas de simulação e trabalho de aprendizado de reforço da Microsoft Research fortalece a plataforma de AI da empresa para a construção de qualquer tipo de sistema autônomo para tarefas de controle e calibração. Esse conjunto de ferramentas compõe o Azure Machine Learning em execução no Azure Cloud com GPUs e Brainwave, e os modelos criados com ele serão implantados e gerenciados no Azure IoT, oferecendo à Microsoft uma solução completa para a criação, operação e aprimoramento de "cérebros" para sistemas autônomos.

"Para concretizar essa visão de tornar a IA mais acessível e valiosa para todos, temos que remover as barreiras para o desenvolvimento, capacitando todos os desenvolvedores, independentemente do conhecimento de machine learning, para serem um desenvolvedor de AI. O Bonsai fez um tremendo progresso aqui e a Microsoft continua comprometida em promover esse trabalho. Já fornecemos a coleção mais abrangente de ferramentas e serviços de inteligência artificial que facilita para qualquer desenvolvedor codificar e integrar recursos pré-desenvolvidos e personalizados de inteligência artificial em aplicativos e estender-se a qualquer cenário. Há mais de um milhão de desenvolvedores usando nossos Microsoft Cognitive Services pré-construídos, uma coleção de APIs inteligentes que permitem aos desenvolvedores alavancar facilmente tecnologias de visão, fala, linguagem, pesquisa e conhecimento de alta qualidade em seus aplicativos com algumas linhas de código", escreveu Gurdeep Pall, VP de AI da Microsoft, em post no blog da companhia.

 "Estamos realmente confiantes de que este casamento único de pesquisa, nova abordagem e tecnologia terá um tremendo efeito na remoção de barreiras e na aceleração do estado atual do desenvolvimento da AI. Estamos ansiosos para que o Bonsai e sua equipe se juntem a nós para ajudar a concretizar essa visão coletiva", finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *