Home  >  Inovação

Totvs integra recursos de inteligência artificial ao Bemacash

Guilherme Borini

18/06/2018 às 16h28

loja
Foto:

O Bemacash, solução para ponto de venda formada por software e hardware integrados, agora conta com recursos de inteligência artificial. Criada com a Carol, plataforma de inteligência artificial da Totvs - dona da marca Bematech -, a novidade funciona como uma assistente virtual, que trabalha para ajudar na gestão, dando dicas importantes para melhorar a performance e a descomplicar o dia a dia do empreendedor.

Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs, comenta que a empresa tem trabalhado para apoiar digitalização desse mercado porque a transformação digital chegará para todos e quem não acompanhar esse movimento simplesmente deixará de existir. "O consumidor já se digitalizou e espera isso das empresas, inclusive da padaria da esquina. Investir em tecnologias disruptivas parece fora da realidade de um microempresário, mas queremos mostrar que é possível sim fazer a gestão com inteligência artificial e ganhar mais controle, competividade e alavancar a receita", diz.

A empresa destaca que uma das principais funcionalidades é o recurso de sugestões de preço na hora de cadastrar um produto. Para fornecer essas dicas, a ferramenta compara dados de estabelecimentos do mesmo setor, localizados próximos e sugere o valor ideal para comercializar uma coca-cola, por exemplo. O principal diferencial é que essa solução já vem pronta para usar, não sendo necessárias configurações ou implementações específicas.

Uma vez por semana, o dono do negócio recebe um relatório mostrando como foi a receita da semana anterior, quais foram os três produtos mais vendidos, a projeção de faturamento para os próximos setes dias e sugestões de combinações de produtos – por exemplo, toda vez que aumenta o consumo de um item, outro vende mais também e por que não vendê-los em um combo promocional?

Mapeamento de concorrentes

5G

Outro indicador trazido pelas ferramentas de inteligência artificial é o estudo frente à concorrência, que compara o ticket médio, volume de vendas, número de transações e receitas, em um determinado período, de quem concorre diretamente com ele. Olhando para a região, a Carol aponta quais são os produtos mais vendidos naquela área e o desempenho de empresas de outros segmentos, assim, é possível entender o cenário econômico do entorno.

O sistema traz ainda um estudo sobre a sazonalidade do seu mercado, para o empreendedor se preparar para um feriado ou época do ano que o movimento aumenta ou cai. Por exemplo, se o estabelecimento vende cerveja, no verão, o consumo da bebida sobe e a quantidade de clientes idem, não seria mais estratégico dar férias para os funcionários no inverno?

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *