Home  >  Plataformas

Universidades públicas de SP ganham nova rede de fibra óptica

Guilherme Borini

22/05/2018 às 15h37

usp.jpg
Foto:

Três das principais instituições públicas de ensino de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - serão beneficiadas com a chegada de uma nova rede de fibra óptica a capital paulista.

A Megatelecom, empresa que oferece serviços personalizados na área de telecomunicações, assinou um acordo com a Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para o projeto MetroSampa.

Este é o primeiro acordo dessa natureza fechado no estado de São Paulo, que terá duração de cinco anos e garantirá cerca de 85 km de fibra óptica na cidade. A primeira etapa passou a operar no fim de março deste ano, tendo dez pontos conectados à rede metropolitana, com extensão de 80 quilômetros e velocidade de 10 gigabytes.

O CEO da Megatelecom, Carlos Eduardo Sedeh, destaca a importância do projeto e afirma que o acordo permitirá a conexão de pontos relevantes da cidade de São Paulo, por meio do anel de fibra óptica que a empresa disponibilizou e administra. "Sabemos da criticidade dessa rede. Por isso, oferecemos um anel metropolitano altamente estável e confiável para garantir integridade e baixa latência ao conteúdo transmitido as instituições participantes", ressalta Sedeh.

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, explica que a nova rede é uma ação de longo prazo e busca parceiros, seguindo o modelo estabelecido com a Megatelecom. Segundo ele, a assinatura deste primeiro acordo é um grande passo para que a RNP amplie e mantenha conexão metropolitana de qualidade. "Temos a ambição de conseguir que a nova MetroSampa tenha mais de 300 km de extensão e abranja pontos importantes da cidade", afirma Grizendi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *