Home  >  Negócios

Com Workspace, Citrix unifica acesso a aplicações corporativas

Empresa cria plataforma única para acesso às ferramentas essenciais de trabalho, e quer prover mais produtividade a usuários

Guilherme Borini

09/05/2018 às 10h09

pc
Foto:

"Esse é o futuro do trabalho e ele já está disponível". É dessa forma que David Henshall, presidente e CEO da Citrix, define o momento da empresa, que segue seu caminho para redefinir a maneira de trabalhar e a experiência dos funcionários no chamado ambiente de trabalho digital.

Para aumentar a produtividade de usuários, a companhia está apostando na recém-lançada Citrix Workspace, ferramenta que reúne aplicações em uma única plataforma e fornece acesso unificado a aplicativos e arquivos no ambiente corporativo. O lançamento faz parte da estratégia de computação centrada nas pessoas. "O Workspace tem tudo que você precisa para ser produtivo com uma única plataforma", resumiu Henshall, durante abertura do Synergy 2018, evento anual da Citrix, realizado nesta semana em Anaheim, na Califórnia (EUA).

Luis Banhara, diretor geral da companhia no Brasil, explica que o Workspace reúne diversas ferramentas da Citrix, como as já tradicionais soluções de virtualização de desktops, aplicativos e dispositivos móveis, trazendo uma experiência completa e de fácil uso.

O executivo compara o modelo com a possibilidade de comprar uma ferramenta como o Excel separada do pacote Office. "Antes o Excel, por exemplo, era vendido em caixas distintas ou com todo o pacote Office. Estamos fazendo exatamente isso. Você pode adquirir as soluções da Citrix separadas ou o conjunto para ter a produtividade que precisa", afirma o executivo, em entrevista à Computerworld Brasil.

O Citrix Workspace oferece aos usuários o formato de acesso SSO (login único) seguro a todos os aplicativos e conteúdo em um espaço de trabalho intuitivo e digital que oferece uma experiência unificada em todos os dispositivos, permitindo que os usuários acessem aplicativos a partir de qualquer dispositivo. Funciona como um hub de ferramentas e as aplicações incluem desde navegadores, como Chrome e Internet Explorer, até soluções SaaS, como Salesforce e plataformas de ERP. Soluções como Office 365, G Suite, Oracle, Servicenow, Adobe, Zoom, Concur, Aruba, Dropbox, DocuSign e Tableau fazem parte do "portfólio" suportado.

Jeff Sanderson, diretor de marketing do grupo de cloud da Citrix, comenta que, do ponto de vista de usuários, trata-se do principal anúncio da conferência, mas há todo um background de ferramentas igualmente essenciais por trás - muitas delas anunciadas também durante o evento - uma delas a de gerenciamento de endpoints.

Banhara calcula que são de oito a dez ferramentas Citrix reunidas no Workspace, entre elas o próprio SSO, além da plataforma de gateway de acesso. "A Citrix desenvolveu diversas tecnologias durante todos esses anos. Agora, em vez de colocá-las juntas em um pacote, colocamos dentro de um mesmo bloco de tecnologias (no caso, o Workspace)", resume o executivo brasileiro.

Foco nos usuários

O lançamento mostra o foco da Citrix em atender à demanda dos usuários, sobretudo a geração millennial, já dominante dentro do mercado de trabalho. Durante a apresentação, Henshall citou o chamado paradóxo da produtividade. Com uma imagem de um smartphones, lembrou das atividades individuais que cada aplicação (como e-mail, redes sociais e games) realiza, mas da necessidade de um agregador, neste caso o smartpgone. "Mais do que na infraestrutura para virtualização e trabalho remoto, a nova estratégia foca na experiência do usuário. Pessoas são criativas e, com ferramentas poderosas, elas podem ser ainda mais", completa o executivo.

Conheça alguns dos recursos de destaque do Workspace

Integração com Slack

A empresa adicionou uma opção de integração entre o Slack e o Secure Mail, permitindo que os usuários convertam mensagens de e-mail em conversas do Slack e enviem mensagens do Slack diretamente do Secure Mail.

Nome personalizado

A Citrix não quer que a plataforma seja conhecida como Citrix Workspace, afinal, o ambiente digital será customizado para as necessidades de cada cliente - e de seus colaboradores. Por isso, cada empresa que adotar a ferramenta poderá personalizar o nome para "Workspace + nome da empresa".

Busca universal

Outro destaque do Workspace é a ferramenta de busca universal, que permite que usuários busquem por documentos e aplicações. A busca faz uma varredura de todos os recursos reunidos na plataforma e, com isso, o usuário não precisa lembrar onde salvou determinado documento - seja em um OneDrive, Dropbox ou nos próprios documentos.

*O jornalista viajou a Anaheim (EUA) a convite da Citrix