Home  >  Inovação

Blockchain: 4 perguntas sobre a tecnologia que suporta as transações do Bitcoin

Déborah Oliveira

07/05/2018 às 17h02

blockchain2.jpg
Foto:

A tecnologia de blockchain é famosa por dar suporte às transações de Bitcoin. Ela verifica compras, rastreia a troca de fundos e mantém históricos facilmente auditáveis das transações feitas com a moeda eletrônica por meio de verificações a partir de assinaturas digitais e criptografia. No entanto, o potencial dos blockchains vai muito além, prometendo contratos inteligentes que vão revolucionar a maneira de gerir os nossos próprios negócios.

“Incentivar blockchains pode transformar antigas indústrias e criar novas”, explica o country manager da BSA no Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva. “Seu principal atrativo é simplificar e tornar mais seguros os processos que envolvem o cotidiano de empresas e indivíduos por meio de registros digitais descentralizados e criptografados, evitando papelada e burocracias”, completou o executivo, que vê pontos positivos no blockchain.

O estudo “Blockchain Primer – From Enabling Bitcoin to Blocking Blood Diamonds”, da Software.org, uma organização de pesquisa internacional, listpu os princípios básicos para que você entenda a tecnologia blockchain e faça suas transações com mais confiança.

1. O que quer dizer blockchain?

Quando usuários fazem uma transação, eles adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash. Isso quer dizer que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança de que não serão alterados no processo.

2. Como funciona a tecnologia?

Por meio dos blockchains, cada usuário transmite informações e tem acesso a elas diretamente, sem depender de intermediários como advogados, corretores, instituições financeiras e cartórios, que normalmente são essenciais para verificar transações.

Esse registro descentralizado garante a legitimidade das transações porque atualizações são verificadas por meio de assinaturas digitais e criptografia, eliminando possibilidades de fraude. O que antes exigia múltiplas cópias de documentos, intermediários e diversas transações, agora é compilado em uma única cadeia de blocos com dados encriptados.

3. Por que ela é tão inovadora?

Por ser segura: blockchains conseguem verificar detalhes de um contrato ou transação – assinatura, execução, conexões entre múltiplas empresas ou grupos,identidade de indivíduos etc – em um único lugar. Além disso, todas as informações são verificadas por assinaturas digitais e criptografia. Por ser prática: todas as informações têm um registro digital e uma assinatura que podem ser armazenados, verificados e compartilhados. Também não há a necessidade de um intermediário, já que os usuários têm acesso às informações e as transmitem diretamente. Como tudo é feito de maneira digital, também não são necessários documentos físicos, diminuindo a quantidade de papelada.

ia.jpg

4. Onde ela pode ser usada?

O potencial é diverso, envolvendo setores como financeiro, imobiliário, jurídico e cadeias de produção de áreas variadas. Eles se aplicariam a qualquer transação ou contrato que precisam que a identidade dos envolvidos seja verificada, junto ao cumprimento dos termos.

A tecnologia permite a criação de invoices que pagam fornecedores assim que uma remessa é recebida. Uma empresa também pode indicar, via blockchains, quando um produto foi entregue. Bens de valor podem conter GPS conectado a blockchains, com sua localização atualizada em tempo real. Quando chegam ao destino, o pagamento é liberado.

Tags

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *