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5 dicas para manter um bom relacionamento com clientes

Especialista aponta práticas essenciais para ajudar profissionais em suas estratégias de interações e atendimento a clientes

Da Redação

03/05/2018 às 10h43

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Em meio à era da experiência do cliente, como muitos especialistas têm definido, manter o bom relacionamento com o consumidor deve estar na lista de prioridades das organizações.

Em datas pontuais, é possível oferecer promoções e benefícios atrativos aos clientes e, assim, trazer novos consumidores para suas marcas. No entanto, especialistas orientam que é importante manter essas ações de relacionamento durante o ano todo.

Já existem ferramentas e estratégias que auxiliam esses profissionais a otimizarem o bom relacionamento com seus consumidores, agilizando o fechamento de nova compra. De acordo com Rubens Vieira, diretor da Alboom, uma boa relação entre as duas partes e uma gestão eficaz faz com que as empresas se diferenciem de seus concorrentes e torna muito maior a chance dos clientes voltarem a fazer negócios com a marca.

O especialista listou algumas práticas que podem ajudar os profissionais na estratégia de relacionamento com clientes. Confira:

1. Segmente seus clientes

Para realizar uma gestão eficiente da rede de contatos, o primeiro passo é segmentá-los. Divida-os em listas de acordo com o relacionamento que possuem com ele e o momento que estão no processo de compra. Assim, conseguirá enviar conteúdos personalizados que permitam resultados mais eficazes. Para potenciais clientes, por exemplo, pode ser interessante compartilhar conteúdos informativos sobre o mercado, para iniciar as interações. Já para clientes mais próximos, é indicado o envio de informações sobre principais lançamentos da marca.

2. Mantenha contato

Contar com opções diversas de canais de atendimento, assim como encontrar alternativas para ter interações frequentes com clientes e potenciais clientes, também são dicas importantes. Esses aspectos têm grande influência na construção de credibilidade das marcas e fazem com que os consumidores se sintam mais próximos e mais propensos a se interessarem por fechar negócios quando receberem novidades e ofertas da empresa.

3. Invista em promoções exclusivas

A segmentação de sua rede de contatos, assim como o investimento em ações de relacionamento personalizadas, faz com que a empresa - ou profissional autônomo - consiga conhecer melhor as preferências e necessidades dos clientes para oferecer ofertas mais personalizadas. Essas promoções aumentam as chances de fechamento de novos negócios e também ajudam a fortalecer a relação de satisfação e confiança dos consumidores.

4. Otimize a gestão do relacionamento com clientes

Organizar as listas de contatos, assim como acompanhar as interações com cada uma delas, são tarefas complicadas. Diante disso, as ferramentas de CRM – Customer Relationship Management – são investimentos essenciais às empresas e autônomos.

5. Atente-se ao funil de vendas

Uma solução de CRM pode oferecer a gestão de funis de vendas, responsáveis por acompanhar os clientes em todos os processos de compra – desde o primeiro contato com o negócio até o recebimento da proposta. A ferramenta possibilita, portanto, que os profissionais deem atenção às oportunidades mais próximas do fechamento, para que façam negócios mais rápido.

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