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6 dicas para se tornar um bom gestor

Feedback é uma das chaves do sucesso de um líder que tem a equipe nas mãos. Saiba quais são as características fundamentais

Da Redação

27/04/2018 às 8h49

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A liderança traz mais desafios do que somente a parte “técnica” do trabalho. Ela exige também uma nova postura e, sobretudo, controle da equipe. Uma boa gestão não se resume a ter lucro ou a reduzir custos, mas também em ser um líder excelente em todos os sentidos.

Mas qual o segredo para ser um bom gestor? A ADV Tecnologia separou seis passos, retirados do livro “O manual do novo gerente: 24 lições para vencer os desafios de sua nova função”, escrito por Morey Stettner. Confira:

1. Dê feedback

Seus colaboradores esperam um retorno do trabalho executado. Por isso, não tenha medo. Mesmo que o feedback seja negativo, converse com sua equipe, elogie e aponte críticas construtivas.

Uma das dicas para ser um bom gestor também é dar espaço para seus colaboradores se auto-avaliarem. É importante cada equipe realizar uma análise das metas cumpridas e não atingidas também.

2. Obtenha feedback

Pessoas que estão em um carga de liderança geralmente não recebem feedback. Esse é um grande erro, pois muitas das vezes você não consegue medir se o seu trabalho tem sido feito de forma correta. Uma das dicas escritas por Stettner é que você pergunte de forma indireta.

“Crie situações para que colegas falem tranquilamente o que pensam sobre você. Quando fizer uma apresentação, pergunte aos participantes se o tempo deles foi bem gasto. Depois, confira se a ideia que você propôs foi bem aproveitada”, sugere o escritor.

3. Mostre o lado positivo das más notícias

Dar uma notícia ruim nunca é uma tarefa fácil, independente para quem seja. No papel de um gestor, o medo de que a equipe fique desmotivada sempre aparece. Por isso, na hora de dizer algo ruim, seja claro, contextualize e demonstre segurança.

É necessário mostrar para os colaboradores que aquela notícia pode trazer bons resultados para o futuro. Uma das dicas para ser um bom gestor é saber lidar nas situações de “crise”.

4. Avalie o desempenho regularmente

Nós já falamos da importância do feedback e agora a dica é: faça isso com frequência. A sua equipe espera ser avaliada pelo serviço apresentado e, por isso, você fazer a avaliação regularmente.

Crie uma rotina para apresentar e conversar sobre os resultados da sua equipe, quais metas foram ou não atingidas.

5. Esteja pronto para mudar

É normal a insegurança bater na hora de tomar a decisão de mudar algo na empresa. Essa sensação é ainda mais comum para quem está em um cargo de liderança, por isso, fique tranquilo. É importante mostrar para sua equipe as vantagens da mudança e evitar, por exemplo, opiniões negativas.

“Faça quantas reuniões informais forem necessárias. Quanto mais você conversar sobre a natureza da mudança e o impacto que ela terá na vida das pessoas, mais rumores você evitará. Essa atitude também aumenta a confiança do grupo em você. Mostre-se acessível a qualquer um”, analisa Stettner.

6. Administre seu tempo de forma produtiva

Cada vez mais, o acúmulo de tarefas é comum para qualquer pessoa. As 24 horas nunca parecem ser suficientes, mas na verdade são. É imprescindível que o gestor saiba administrar seu tempo de forma produtiva.

Antes de começar as tarefas do dia, pare, respire e liste o que você precisa fazer. O que leva mais tempo? Que tipos de atividades eu faço durante o dia que não são produtivas? Avalie e crie uma rotina. Elimine o que não é produtivo e estabeleça padrões realistas e possíveis.

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