Home  >  Plataformas

Palo Alto Networks aposta em formato de marketplace para oferta de soluções

Guilherme Borini

24/04/2018 às 18h46

segurança
Foto:

A Palo Alto Networks, fornecedora de soluções de segurança da informação com foco no mercado enterprise, quer revolucionar a forma de oferta de produtos. Para isso, a companhia está apostando em uma das principais tendências recentes do mercado on-line, os chamados marketplaces.

A empresa criou o Application Framework, plataforma que funciona como uma espécie de marketplace para oferecer soluções completas de ciberseugrança. O foco, segundo Arthur Capella, country manager da Palo Alto no Brasil, é simplificar o consumo para usuários. “A forma de consumo como um todo está mudando com a tecnologia. Por que nós, como empresa de tecnologia, não mudaríamos também?”, destacou o executivo.

A estrutura oferece aos clientes segurança por meio de aplicativos baseados em nuvem, não somente desenvolvidos pela Palo Alto Networks, mas também de outros fabricantes - alguns deles concorrentes.

Daniel Bortolazo, engenheiro responsável pela área técnica da companhia no Brasil, explica que outras empresas podem desenvolver e integrar plataformas. “Os logs ficam na plataforma e outros fabricantes podem usar a aplicação para desenvolver.”

Bortolazo compara a iniciativa à chegada dos iPhones. “Quando a Apple lançou os smartphones com os aplicativos, não existia nada igual no mercado. Também estamos criando algo novo. O framework muda a forma de segurança de rede”.

A iniciativa conta com empresas como IBM, Accenture, Aruba, ForeScout e Splunk.

Capella diz que, basicamente, a plataforma cumpre a mesma função do que antes era feito dentro de casa, com “caixas”, mas integrando todas as soluções de segurança na nuvem, de forma simples e rápida.

Primeira solução

A primeira solução da Palo Alto disponível na plataforma é o Magnifier, aplicação baseada em nuvem, como serviço por assinatura, com recursos comportamentais analíticos, que permite às organizações identificar e prevenir ameaças rapidamente. O Magnifier aplica recursos de machine learning para redes, endpoints e dados na nuvem, detectando de forma precisa e prevenindo ataques, abusos internos e comprometimento de endpoints na rede.

Segundo Capella, a ideia da companhia é levar todas as ofertas da companhia para a plataforma, mas ainda sem prazo para que o processo seja concluído.

Estratégia

A aposta no Application Framework faz parte da estratégia da Palo Alto Networks de ir além das soluções de firewall. “A Palo Alto entendeu que firewall é fundamental, mas ele sozinho não garante segurança”, comentou Capella.

Outra parte da estratégia de ampliar o portfólio são aquisições. Recentemente, a companhia comprou a empresa israelense Secdo, agregando recursos sofisticados de detecção e resposta para endpoints (EDR), além da Evident.io, fornecedora de infraestrutura de serviços em nuvem, em negociação foi fechada por US$ 300 milhões em dinheiro.

A empresa fechou o último ano fiscal com US$ 1,8 bilhão, crescimento de 28% em relação ao ano anterior. No total, são 48 mil clientes e atuação em mais de 150 países.

No Brasil, Capella destaca o crescimento expressivo nos últimos anos, mesmo com os desafios econômicos. “Em seis anos no País, saímos de duas pessoas e hoje temos 20. Estamos investimento em estrutura, parceiros e capacitação”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *