Home  >  Plataformas

Openet lança solução para implantação rápida de plataformas digitais de OSS/BSS

Guilherme Borini

19/04/2018 às 16h22

conexao
Foto:

A Openet, empresa irlandesa especializada em sistemas de suporte ao negócio (BSS) para operadoras de telecomunicações e provedores de serviços digitais, anunciou nesta quinta-feira (19/4) o lançamento do Openet Digital Business Platform, solução que utiliza APIs (interfaces de programação de aplicações) microsserviços e DevOps para implantação, de maneira rápida e econômica, de plataformas digitais de OSS/BSS.

A plataforma já é utilizada por várias operadoras globais, incluindo a Globe Telecom, das Filipinas, e, segundo a empresa, traz como diferencial a possibilidade de implantação, em apenas 14 semanas, de plataformas de negócios digitais. Ainda, a companhia calcula que o custo de investimento cerca de 90% mais baixo que os softwares de BSS/OSS convencionais.

Projetada e desenvolvida com base no padrão Open Architecture Digital, do TMF Forum, a plataforma atua em três camadas diferentes: Digital Experience, Digital Engagement e Digital Enablement. A primeira, a camada Digital Experience, oferece ferramentas de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para o gerenciamento de fidelidade e experiência do cliente, por meio do atendimento omnichannel — voz, e-mail, SMS/texto, web, mídia social ou dispositivo móvel.

A camada engagement possibilita que operadoras e provedores de serviços lançem ofertas em tempo real, executem programas de marketing contextual para criação de mensagens personalizadas para cada consumidor, além de poderem ativar serviços rapidamente e gerenciar campanhas e notificações em tempo real. Já a camada Digital Enablement, como o nome sugere, permite a realização de cobrança em tempo real, gerenciamento de políticas, faturamento, mediação digital e gerenciamento de ofertas. Ela também contém uma biblioteca de microsserviços para permitir o desenvolvimento rápido de novas soluções.

Paul Saunders, vice-presidente global de Vendas & Serviços da Openet, destaca que a companhia quer mudar a dinâmica da relação entre cliente e operadora, e também, no caso da Openet, entre o parceiro de negócios, fornecendo uma plataforma altamente flexível, mas que também, do ponto de vista de custos, tenha um impacto muito rápido nos negócios. "Daí a garantia de implantação em apenas cerca de 14 semanas de plataformas de negócios digitais", comenta.

O executivo lembra que operadoras possuem um grande legado de investimentos em sistemas BSS, que são muito complexos e não oferecem agilidade e eficácia de custos. Por isso, a Openet busca levar ao mercado uma abordagem disruptiva, permitindo que operadoras e provedores de serviços sejam mais eficientes em termos de custos, mais ágeis e focados na gestão de seus negócios. "A necessidade de agilidade e eficiência de custos é fundamental para ajudar no Ebitda [geração de caixa]. E nossa plataforma foi projetada exatamente com o propósito de impactar o Ebitda, por meio da oferta de ferramentas que proporcionam às operadoras mais agilidade e um gerenciamento de custos mais eficaz", completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *