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Mercedes-Benz adota AI para otimizar vendas de caminhões no Brasil

Guilherme Borini

03/04/2018 às 10h01

mercedes benz
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A fabricante de caminhões e ônibus Mercedes-Benz adotou soluções de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para otimizar seus processos de vendas de caminhões no Brasil. Com ferremanta da Microsoft, a empresa está investindo no poder computacional da nuvem para fazer análises de dados complexas que possam apoiar decisões comerciais.

O projeto foi desenvolvido pela área de consultoria da fabricante norte-americana após o mapeamento de processos de vendas e identificação de oportunidades para a transformação digital do negócio por meio do uso de AI.

A empresa explica que o sistema analisa registros de emplacamento de mais de três décadas, indicadores macroeconômicos, legislação, informações e estatísticas de venda em cada região do país. Todos os dados são combinados no Azure Machine Learning, uma das ferramentas de AI da Microsoft.

Com isso, a Mercedes-Benz consegue entregar aos seus 180 pontos de atendimento no País subsídios mais consistentes para que sejam feitas ofertas eficazes para cada cliente no momento mais adequado. É possível, por exemplo, traçar um cenário econômico para setores como a agricultura, construção civil, mineração e, assim, se antecipar e levar a melhor oferta para cada segmento de maneira mais proativa.

Ari Carvalho, Diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, explica que, com os insights de AI, é possível saber para quem, quando e qual segmento de produto vender de acordo com o momento do cliente. "Agregamos tecnologia aos nossos produtos e, a partir de agora, também levamos tecnologia aos nossos processos", comenta.

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Outras ferramentas

Além do uso de AI, o projeto de transformação digital da companhia considerou o uso de recursos como o Power BI, para a análise de dados gerados pelo sistema de machine learning, e também o Dynamics 365, dedicado a gerenciar todas as etapas de relacionamento com o cliente. "Na nossa visão, um dos pilares da jornada de transformação digital é a otimização de processos e, em parceria com executivos da Mercedes-Benz, conseguimos desenvolver um projeto capaz de promover exatamente isso", destaca Gustavo Annarumma, especialista da área de Serviços da Microsoft Brasil.

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