Home  >  Plataformas

SEIL firma acordo com Autodesk para fomentar projetos de BIM

Foco da cooperação é promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas

Da Redação

22/03/2018 às 11h18

bim
Foto:

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL - PR), José Richa Filho, assinou na última quarta-feira (21/3), um termo de cooperação técnica com a Autodesk para fomentar projetos com a plataforma BIM (Building Information Modeling).

O foco da cooperação técnica é promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas, por meio da elaboração de projetos de engenharia e arquitetura.

A tecnologia possibilita a construção virtual do projeto, ao substituir as plantas em 2D por modelos tridimensionais inteligente. O BIM permite acompanhar todas as etapas do processo de construção, desde os estudos de viabilidade até a demolição. Os profissionais têm acesso a todo ciclo de vida de um edifício com uma visão muito próxima do resultado final e, desta forma, é possível detectar inconsistências com antecedência, melhorar a precisão dos orçamentos e prever o andamento da obra, além de adotar soluções mais sustentáveis.

A modelagem BIM propicia um nível de controle e transparência jamais alcançado em obras públicas. Por meio da utilização desta plataforma, o Estado pretende combater o desperdício, evitar erros em projetos, e conduzir o processo de execução de obras públicas de forma inteligente, segura e sustentável.

O arquiteto Ricardo Bianca, especialista técnico para Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk, destaca que os projetos de BIM estão sendo desenvolvidos com grande maturidade e retomados com o reaquecimento da economia. "Hoje, as empresas e órgãos ligados à construção civil já sabem que, para se melhor se posicionarem e ganharem mercado, elas têm que ser mais competitivas. E o BIM é a ferramenta atual que mais contribui para que atinjam esse objetivo", afirma.