Home  >  Plataformas

Totvs equipa loja japonesa Miniso no Brasil

Guilherme Borini

20/03/2018 às 17h07

miniso
Foto:

A Miniso, marca de design japonês que chegou ao Brasil em abril de 2017, adotou soluções Totvs em sua operação no País.

Com uma legislação brasileira bastante complexa e particular, a companhia decidiu por não tropicalizar o seu software próprio, usado globalmente por todas as suas unidades. A exceção seria o Brasil e, com isso, o desafio de ocupar este espaço com tecnologias que atendessem aos princípios de negócios da marca. A escolha foi pelo PDV, hardware e ERP da empresa brasileira.

O sistema de gestão de lojas da Totvs, integrado ao PDV, passaria a ser responsável por oferecer todo o aparato legal do Brasil, incluindo as obrigações fiscais e acessórias, para permitir que a Miniso realize as suas vendas ao consumidor final em total compliance às regras locais. O software também disponibiliza recursos para a gestão de compras, controle de estoque e inclui funcionalidades analíticas para tomadas de decisões estratégicas.

O início da sua operação dependia, agora, de uma execução a curto prazo. E, em apenas dois meses, o projeto tecnológico estava pronto para abrir as portas da primeira loja da Miniso no Brasil, inaugurada em 26 de agosto de 2017 – momento em que a marca bateu o seu recorde mundial de vendas, com 10 mil produtos em um único dia.

Danilo Fornari, gerente de TI da Miniso, comenta que a robustez e performance do PDV na sua capacidade de dar vazão a números tão expressivos, já no primeiro dia de operação, mostrou que a empresa fez uma escolha acertada. "Além disso, a Totvs se diferencia por reunir hardware, PDV e ERP em uma oferta totalmente integrada, com suporte único, atendendo de ponta a ponta ao nosso negócio", diz.

O roll out para a segunda loja aconteceu em 31 de agosto de 2017, cinco dias após o Go Live inicial. A partir daí, todas as 15 já inauguradas e as que virão até o final de 2018, com a meta de atingir o número de 100 unidades - sendo 20 próprias e 80 franqueadas - serão suportadas pelas tecnologias da fabricante brasileira.

Atualmente, os seus 70 PDVs em operação movimentam cerca de 300 mil produtos por mês - itens que precisam passar pelos caixas de forma rápida e sem erros. Para isso, a solução de ponto de venda da Totvs disponibiliza uma interface pensada totalmente no usuário final, lembrando que o operador não é uma pessoa técnica. No modelo touch screen ou tradicional, com o uso do mouse, o sistema é tão intuitivo que a passagem de conhecimento é feita dentro da própria loja, com um treinamento simples dado pelo gerente.

Próximos passos

Já foi iniciada a segunda fase do projeto tecnológico, que envolve a implementação de um software de gestão robusto, também da Totvs. Nativamente integrado ao PDV, o sistema será responsável por consolidar os dados gerados por todas as lojas em um ambiente único e, a partir dessa base, gerar as informações fiscais e contábeis da empresa. Isso permitirá à Miniso ter uma visão macro dos seus negócios no Brasil, com controle centralizado de todas as suas operações. A previsão é que este Go Live ocorra até o final de maio de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *