Home  >  Inovação

Locaweb expande portfólio e redesenha arquitetura de provisionamento

Erivelto Tadeu

11/12/2017 às 11h23

binario.jpg
Foto:

impressora_hp.jpg

Navegar por sites seguros — representados pelo HTTPS, protocolo onde os dados são enviados entre o navegador e o site conectado — significa proteger-se de métodos de violação de dados privados. Tamanha a importância, que a versão 56 do navegador Google Chrome, lançada em janeiro deste ano, passou a alertar os usuários sobre sites, blogs e lojas que não possuem o certificado digital de segurança SSL.

Para agregar este serviço ao portfólio e oferecer um pacote ainda mais completo com site, solução de e-mail, e-mail marketing, servidor VPS, além do certificado SSL, a Locaweb, provedora de serviços de internet, passou a disponibilizá-lo no início deste ano.

O planejamento foi iniciado em 2016 e, por questões internas, a melhor alternativa encontrada foi realizar uma parceria. A escolhida foi a Plataformatec, empresa de consultoria e desenvolvimento de software customizado, devido à reputação técnica e excelência em entregas anteriores. A empresa liderou o projeto ao longo de três meses, contando com uma equipe de dois desenvolvedores e um agile coach.

“Como o objetivo da Locaweb era disponibilizar o certificado SSL em seu portfólio logo em janeiro de 2017, nós auxiliamos o cliente no discovery do produto para focar mais no objetivo de negócio ao invés do escopo do projeto, de modo a assegurar que a capacidade de comercialização fosse possível dentro do tempo delimitado”, explica Hugo Baraúna, diretor de Marketing e Vendas da Plataformatec.

O prazo de três meses foi cumprido pela Plataformatec e a primeira versão do SSL foi lançada ainda em 2016. O passo seguinte foi o phase-out, realizado entre o fim de dezembro de 2016 e o início de janeiro deste ano. Os profissionais da consultoria transmitiram para o time de desenvolvimento interno da Locaweb todas as informações e compartilharam o conhecimento sobre o produto, para que a equipe pudesse dar continuidade à sua evolução.

“A principal finalidade da Locaweb é proporcionar comodidade para o cliente, permitindo o gerenciamento de todos os serviços de Internet em um só local, com um ponto único de cobrança e gestão de faturas e serviços”, relata Herbert Francarelli, gerente de engenharia de produtos da Locaweb. A empresa revende o certificado digital da GlobalSign, sua parceira e certificadora internacional.

“Agilizamos todos os processos para o cliente: a disponibilidade de pagamento em reais e o atendimento 100% local via e-mail, call center e chat online, em português, diferentemente de outras certificadoras internacionais”, complementa Francarelli. Outro benefício é a emissão, configuração e renovação do certificado, processo considerado burocrático e complexo. Até o momento, foram vendidos cerca de 5 mil certificados.

banda_larga.jpg

Novo provisionamento

Prestes a completar 20 anos, a Locaweb decidiu renovar e atualizar o seu provisionamento, que consiste na arquitetura de aplicações e controle de vida dos serviços ligados à hospedagem de sites, seu principal produto.

“Devido ao código ‘legado’ de difícil manutenção e com pouca documentação, e a uma linguagem de programação ultrapassada e sem agilidade, o resultado era a geração de muitos tickets de atendimento para nossa equipe”, relembra Francarelli. Após uma avaliação minuciosa, a Locaweb decidiu reescrever o código do zero, de forma a evoluir o legado, e também contou com a Plataformatec para liderar este projeto.

O novo provisionamento prevê gerar um fluxo para controle do produto de hospedagem compartilhada, resultando em mais agilidade para os clientes. Ele foi desenhado sob uma nova arquitetura, com linguagem e conceitos de desenvolvimento mais modernos, além de documentação completa e com testes automatizados, assegurando a facilidade da evolução do novo fluxo.

“É um grande projeto. Por isso, sempre executamos primeiro o discovery e story mapping apenas da fase seguinte, ao invés de orçarmos o discovery de todas as fases de uma só vez. Desta forma, assim que encerramos a fase atual, entramos prontos para executar a seguinte, com todas as incertezas já resolvidas”, detalha Francarelli. O projeto segue em andamento e dispõe de três desenvolvedores e um agile coach da Plataformatec, além de cinco desenvolvedores da própria Locaweb. A conclusão do novo provisionamento está prevista para meados de 2018.

Benefícios da parceria

Foram inúmeros os ganhos obtidos na parceria com a Plataformatec. Um ponto fundamental foi conseguir atender projetos que exigiam uma equipe maior - a Locaweb, na época, não dispunha de um time para atender a demanda dos novos projetos. Outro ponto muito positivo foi a ajuda que a empresa trouxe em relação ao discovery. “No projeto do novo provisionamento, em todas as fases, precisamos primeiro compreender o fluxo atual e seus gaps, para então montar o novo fluxo”, relata Francarelli.

“A Plataformatec tem grande expertise técnica e de processos. Com metodologias e ferramentas próprias para fazer os levantamentos, tanto da fase de discovery quanto do andamento dos projetos. Auxiliamos na montagem dos relatórios quinzenais e nas projeções de entrega para a diretoria da Locaweb, liberando tempo para o gerente responsável pelo projeto”, enfatiza Hugo Baraúna. O método de gestão desse projeto passou a ser adotado internamente pela Locaweb, após uma consultoria realizada pela Plataformatec com todos os coordenadores e product owners. Ele padroniza a coleta de métricas agile do projeto, facilitando o acompanhamento do progresso pela diretoria.

O novo provisionamento alia ganhos tanto do lado do cliente quanto na produtividade da equipe de desenvolvimento da Locaweb. Para o cliente, são cerca de 210 mil serviços de hospedagem. Todos os serviços ganharam em funcionalidade, gerando consequentemente um impacto positivo na satisfação dos usuários, o que resultou no aumento considerável do NPS (Net Promoter Score) nos últimos meses. Já para o time de colaboradores, o ganho operacional é representado na redução de problemas a serem solucionados.

De forma geral, as melhorias agregadas são em planejamento e previsibilidade. “As entregas mantêm um excelente nível de qualidade e todos os prazos foram cumpridos. Sentimo-nos em um único time com a ajuda que recebemos para fazer cada discovery, story mapping, o acompanhamento de projetos e preparação de relatórios para a diretoria. Por isso, recomendo sim a Plataformatec”, conclui Francarelli.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *