Home  >  Inovação

Internet Society cria programa para formar líderes de internet

Programa visa ajudar profissionais de internet, com idades entre 20 e 40 anos, a desenvolver seus potenciais de liderança nas áreas de tecnologia, negócios, política e educação

Da Redação

01/07/2017 às 16h12

e-learn.jpg
Foto:

A Internet Society (ISOC), organização global que promove uma internet aberta, livre e interoperável, está com inscrições abertas para o programa de Líderes da Próxima Geração (Next Generation Leaders – NGL). O programa visa ajudar profissionais de internet, com idades entre 20 e 40 anos, a desenvolver seus potenciais de liderança nas áreas de tecnologia, negócios, política e educação.

"O sucesso da Internet não é nenhum acidente. E não temos como prever o futuro do meio tecnológico. Por isso, a Internet Society investe na próxima geração de líderes da Internet", comenta Sebastián Bellagamba, diretor da ISOC para a América Latina e Caribe.

O NGL combina teoria e experiência prática para ajudar a preparar os jovens profissionais de todo o mundo, com o objetivo de que essas pessoas se convertam na próxima geração de líderes nas áreas de tecnologia, política e negócios relativos à internet.

Plano de estudos

O plano de estudos do programa NGL consiste em módulos teóricos e práticos, totalmente online e com duração total de 24 semanas, disponíveis nos idiomas inglês e francês. Os módulos podem ser estudados e concluídos separadamente ou podem ser combinados de diferentes formas, dependendo das capacidades e dos interesses de cada participante, segundo Bellagamba.

Os participantes que combinam o eLearning (aprendizagem eletrônica) — tópico de estudo obrigatório — com um ou mais módulos práticos podem se formar e obter um certificado do NGL, além de terem a oportunidade de propor projetos de impacto local. Os melhores formandos receberão ajuda da ISOC para desenvolverem seus projetos e oportunidades de estudos adicionais.

O programa NGL pode servir também para acelerar a formação diplomática, reconhecer e dominar os motores de crescimento e as inovações baseadas na internet e experimentar o desenvolvimento técnico da internet.

Os participantes do NGL fazem parte dos setores acadêmico, público, industrial e civil de todo o mundo. Para ingressar no programa e começar a realizar os planos de estudos, é preciso demonstrar suas habilidades de liderança e potencial para desenvolver sua comunidade. O programa envolve a construção de redes, a implicação delas com a comunidade e o intercâmbio de conhecimentos.

Para se candidatar é necessário ser membro da ISOC (para tornar-se membro basta clicar aqui) e ter entre 20 e 40 anos — é importante frisar que a restrição de idade não se aplica às bolsas de estudo da Internet Society para a IETF. É necessário ter interesse em desenvolver e estabelecer uma carreira nas áreas de tecnologia, política ou comércio, relacionada à internet, além de estar comprometido com a missão da Internet Society.

Veja, a seguir, os módulos do programa:

. Curso de eLearning moderado: “Shaping the Internet – History and Futures”. (Moldando a Internet – A História e o Futuro);

  • . Bolsas de Estudo da Internet Society para o grupo internacional Internet Engineering Task Force (IETF, Força-Tarefa de Engenharia de Internet, em português);
  • . Programa de Embaixadores do Internet Governance Forum (IGF, Fórum de Governança da Internet, em português).
  • . Bolsa de estudo para o Technology Foresight Forum (Fórum de Previsão da Tecnologia, em português), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
  • . Bolsa para o Fórum Global infoDev, do Banco Mundial.

Para mais informações, acesse www.internetsociety.org/what-we-do/leadership-programmes/next-generation-leaders-ngl-programme ou entre em contato comLeaders@InternetSociety.org.

Deixe uma resposta