Home  >  Inovação

Huawei e Unesp firmam acordo de cooperação tecnológica na área de SDN

O objetivo é desenvolver serviços e ferramentas abertas para integrar tecnologias de nuvem a redes definidas por software

Da Redação

24/10/2016 às 18h51

cerebro_circuitos.png
Foto:

A Huawei e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciaram uma parceria para pesquisa e desenvolvimento em redes definidas por software (SDN) para ambientes de alto volume de dados científicos. O projeto promoverá cooperação técnico-científica entre a Huawei e o Núcleo de Computação Científica e o São Paulo Research and Analysis Center da Unesp. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de novos serviços, métodos e ferramentas de código aberto visando integrar as tecnologias de computação em nuvem com redes definidas por software e, com isso, criar soluções inovadoras em orquestração de recursos computacionais. 

Por meio deste acordo, os pesquisadores da Unesp aplicarão tecnologias avançadas de SDN e computação de alto desempenho (HPC, sigla para High Performance Computing) da Huawei para colaborar em pesquisas científicas com seus pares internacionais: CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, e o Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia. Além da pesquisa acadêmica, são esperados resultados práticos para a indústria. O tema SDN, em especial, é visto pelo mundo acadêmico e o setor privado como um conceito tecnológico capaz de trazer grandes benefícios para o mercado e a sociedade, pois adiciona um componente relacionado à agilidade nos processos de configuração e provisionamento. A utilização de técnicas avançadas de gestão de redes e computação de alto desempenho também terão papel fundamental para a comunicação entre data centers implementados em localidades distantes umas das outras.

“Estamos muito honrados em poder ser parceiros de um projeto de tamanha relevância para a sociedade. A Unesp, CERN e Caltech são lideres globais em centros de pesquisas e seus projetos conjuntos demandam um grande processamento de dados e necessita de infraestrutura de redes com alta confiabilidade”, afirmou Jackey Wang, vice-presidente de Marketing e Soluções da Huawei Enterprise Brasil.

Além dos resultados da pesquisa e desenvolvimento, a Huawei e a Unesp esperam que o projeto gere conhecimento em uma área inovadora, que exige conhecimentos avançados de tecnologia. “Temos procurado promover projetos de P&D com o setor privado, na tentativa de manter nosso corpo técnico-científico atualizado no estado da arte das tecnologias de TIC e, ao mesmo tempo, identificar nossos talentos na área. É um grande prazer ter agora a Huawei como parceira em um projeto de grande impacto tecnológico”, diz o professor Sérgio Novaes, diretor científico do NCC e pesquisador responsável do SPRACE.

O projeto também apresenta forte potencial de propagar o conhecimento adquirido dentro e fora da universidade, uma vez que a interligação de data centers usando tecnologias baseadas em SDN e cloud computing representa tema de grande interesse tanto para o meio acadêmico quanto para a indústria. A pesquisa foi concebida e é coordenada e executada pelos pesquisadores e engenheiros do Núcleo de Computação Científica da Unesp, localizado no campus da Unesp na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta