Home  >  Negócios

Original libera APIs para integrar serviços financeiros à IoT

Como fruto da iniciativa Open Banking correntistas da instituição digital já podem consultar saldo e extrato pelo messenger do Facebook

Da Redação

04/10/2016 às 16h08

dados_apis_analytics.jpg
Foto:

O Banco Original lançou o Open Banking, uma plataforma que permite a integração de diversos aplicativos com os serviços da instituição por meio da abertura de interfaces de programação de aplicativos (APIs). A ideia é que, com a abordagem, correntistas possam acessar informações bancárias por meio de aplicativos de empresas parceiras.

Com o lançamento do projeto, a instituição abre suas plataformas para que desenvolvedores e empresas de qualquer setor da economia tenham mais velocidade para criar soluções que proporcionem experiências inéditas.

O primeiro fruto da estratégia reside na possibilidade de os clientes consultarem o saldo e o extrato de sua conta diretamente no messenger do Facebook.

Guga Stocco, head de inovação e estratégia do Original, acredita que a integração de sistemas do banco com aplicações de outras organizações permitirá a criação de ferramentas como o controle de gastos com alimentação no display digital de uma geladeira ou fazer uma transferência entre contas por meio do painel de um automóvel, por exemplo.

A plataforma cria um novo ecossistema digital, que simplifica integrações em nuvem e mobile, reduzindo custos operacionais tanto para o Original como para seus parceiros. “Trata-se de um novo modelo de negócio, de parceria no desenvolvimento inovações”, afirma o líder de inovação do banco.

Segundo o a instituição, com o Open Banking, as aplicações terão que solicitar autorização do cliente do banco para acessar as informações disponíveis.

Assim, os usuários não precisam fornecer nenhum dado pessoal para dar essas permissões, além de poderem revogá-las a qualquer momento, tornando o processo muito mais seguro e transparente.