Home  >  Inovação

Insper instala impressoras 3D em TechLab para inspirar inovação

Laboratório de manufatura do Instituto usa soluções 3D da Stratasys para simular produção e prototipagem de fábricas e já gera projetos

Da Redação

06/09/2016 às 10h51

techlab_insper.jpg
Foto:

A revolução das impressoras 3D acelera as oportunidades de inovação e empreendedorismo no mercado de manufatura e os novos profissionais de engenharia e administração precisam sair da universidade preparados para usá-las.

Com foco nesse contexto, o Insper, instituição de ensino superior de São Paulo com graduações em engenharia, administração e economia, está equipando seu TechLab (laboratório de manufatura) com as soluções Fortus 250 mc e Objet30 Prime de impressão 3D da Stratasys, empresa global de impressão 3D e manufatura aditiva.

Segundo Alex Camili Bottene, Professor Adjunto dos Cursos de Engenharia do Insper, a decisão visou possibilitar a simulação, no laboratório, de linhas de produção e de prototipagem fiéis às existentes no mercado. Inicialmente, os equipamentos atenderiam as demandas de engenharia (mecânica, mecatrônica e computação), mas foram integrados também nos cursos de Administração e Economia. 

“A manufatura aditiva é uma tecnologia de vanguarda, que possibilita avanços de design surpreendentes, com a materialização das mais diversas ideias, e contribui para uma verdadeira transformação dos processos industriais e de prototipagem. Isso exige que seja conhecida e avaliada de uma perspectiva prática por alunos de diferentes cursos”, explica Bottene.

As soluções estão em funcionamento há seis meses e já geraram projetos como a criação de um sistema de “pneumotacógrafo”, utilizado em hospitais para auxilio de respiração de pacientes em tratamento. Outro projeto bem-sucedido foi a prototipagem de máquinas de reciclagem de plástico, que foram posteriormente fabricadas pelos alunos.

As impressoras 3D da Stratasys instaladas no Inper foram comercializadas pela LWT Sistemas, distribuidora autorizada da Stratasys no Brasil.

Deixe uma resposta