Home  >  Plataformas

Extensão open source aproxima linguagem R do IBM Watson

CognizeR encurta jornada para construir soluções cognitivas a partir de um acesso simplificado aos serviços do supercomputador

Da Redação

12/08/2016 às 12h05

watson.png
Foto:

A CognizeR, uma nova extensão open source para a linguagem de programação focada em aplicações estatísticas R, pretende ajudar cientistas de dados a acessarem serviços do Watson sem que os programadores precisem deixarem seus ambientes nativos de desenvolvimento.

“Nosso objetivo é conectar cientistas de dados de todos os lugares com o mundo da computação cognitiva em um ambiente que eles já conhecem e gostam: o R”, comentou Ty Henkaline, um dos líderes do projeto na Columbus Collaboratory, que disponibilizou a ferramenta.

Segundo ele, o CognizeR encurta a jornada para construir soluções cognitivas reais a partir de um acesso rápido e simples aos serviços do supercomputador da IBM. “Liberar esse código para a comunidade open source impulsiona nossa missão de entregar valor ao mercado”, propagandeia.

A Columbus Collaboratory é um órgão especialista em ferramentas analíticas avançadas e cibersegurança. A iniciativa foi fundada por cientistas de dados de todo mundo e companhias como American Electric Power, Battelle, Cardinal Health, Huntington e Lbrands.

Liberado no GitHub

A ferramenta está disponível através do repositório que o grupo mantém no GitHub. Por meio do Watson APIs, o CognizeR permite que cientistas de dados poderão acessar serviços como tradução, insights, análise de tom, transcrição de texto para voz e reconhecimento visual.