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SuperVia otimiza operação de trens no Rio de Janeiro com backup Veeam

Ferramenta permite recuperar máquinas virtuais inteiras, arquivos e itens de aplicações, além de oferecer proteção contra a perda de dados

Da Redação

04/07/2016 às 11h24

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A SuperVia adotou uma solução de backup e replicação da Veeam Software. O objetivo do projeto foi garantir a disponibilidade dos sistemas essenciais para a concessionária responsável por operar o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A companhia transporta cerca de 700 mil passageiros diariamente em uma malha viária de 270 km, em oito ramais, com 102 estações, num percurso que atravessa a capital fluminense e mais onze cidades da região metropolitana.

Anteriormente, a empresa mantinha uma solução de backup para máquinas físicas, que não suportava mais o ambiente quase 100% virtualizado. Problemas ao fazer a cópia das informações e restaurar esses equipamentos tornaram-se comuns e era preciso manter um funcionário designado apenas para administrar a ferramenta.

“A perda de produtividade era enorme, uma pessoa ficava em tempo integral apenas administrando a ferramenta antiga de backup, enquanto poderia fazer outras coisas. Ela ficava dias ligando para o suporte para resolver problemas, e nem sempre conseguia resolver”, ilustra o gerente de TI da companhia, Gilberto Sousa.

A solução da Veeam ajudou a SuperVia a aumentar a produtividade de seu departamento de TI, responsável não apenas pelos computadores e equipamentos dos funcionários, mas também pela manutenção dos sistemas do Centro de Controle Operacional.

A nova ferramenta permite recuperar máquinas virtuais inteiras, arquivos individuais e itens de aplicações, além de oferecer proteção contra a perda de dados, monitoramento proativo e alerta de problemas, e verificar a recuperação de todo arquivo, aplicação ou servidor virtual.

Para a SuperVia, isso se traduziu em backups do ambiente completo de TI três vezes mais rápidos do que a solução anterior proporcionava, mantendo os dados seguros. A restauração também foi um principais pontos positivos da solução.

Thales Laray, coordenador de projetos de TI, conta que a concessionária, recentemente, teve um problema em um servidor crítico de comunicação (responsável por informar os passageiros sobre os próximos trens por meio de telas e vozes). “Em menos de 15 minutos a solução conseguiu restaurá-lo”, conta.

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