Home  >  Plataformas

Microsoft torna .Net open source de olho em multiplataforma

Fabricante afirma que movimento faz do .Net Core e ASP.Net Core uma plataforma para criação de aplicações para Windows, Linux e MacOS

IDG News Service

27/06/2016 às 15h34

plataforma_crescimento.jpg
Foto:

A Microsoft liberou versões 1.0  open source do .Net Core e ASP.Net Core. A novidade abre e expande a tecnologia para plataformas móveis populares e sistemas Linux. A fabricante do Windows também trabalha em um protocolo para permite que a ferramenta suporte a múltiplas linguagens em qualquer ferramenta.

O .Net Core oferece um subconjunto modular do .Net Framework e vem com a promessa de permitir o compartilhamento e reuso de códigos. O ASP.Net Core direciona-se à construção de apps baseados em nuvem e aplicações web.

Essas tecnologias transformam o .Net em uma plataforma para criação de aplicações para Windows, Linux e MacOS, afirmou Joseph Sirosh, vice-presidente corporativo do Microsoft Data Group.

Além disso, o .Net Core 1.0 inclui uma primeira versão do .Net Standard Library, para desenvolvedores que querem reaproveitar códigos para aplicações que querem rodar em servidores, desktops, nuvem, dispositivos móveis rodando Apple iOS, Google Android e plataformas da própria Microsoft.

Em maio, a Microsoft indicou que lançaria as ferramentas junho. O movimento é encarado como uma aposta para capturar desenvolvedores fora do mundo Windows. O movimento conta com o suporte de nomes do universo Linux, como Red Hat.

Deixe uma resposta