Home  >  Negócios

Atos conclui testes de TI para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Ambiente tecnológico das Olimpíadas no Brasil foi avaliado para suportar desde ataques cibernéticos até desastres naturais

Da Redação

06/06/2016 às 14h21

olimpiadas_rio.jpg
Foto:

Todos os componentes de TI dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já foram completamente testados e avaliados. De acordo a Atos, provedora dos serviços de tecnologia para o evento, os sistemas de comunicação, mídia, esportes e segurança já estão preparados para suportar a competição.

O último passo considerou um ensaio técnico (Technical Reharsal) para avaliar o ambiente durante as três datas de maior demanda dos Jogos, que provavelmente serão os dias 9, 10 e 12 de agosto.

A rotina representa a conclusão de mais de 200 mil horas de testes de TI, incluindo a verificação da tecnologia usada pelos 44 ensaios esportivos realizados entre agosto de 2014 e maio de 2016, além de checagem dos sistemas que serão administrados via nuvem pela primeira vez na história da competição.

“Durante o ensaio técnico, a equipe e os sistemas de tecnologia da Atos enfrentaram quase 500 cenários operacionais pré-definidos, entre eles: inundação, desconexão da rede, quedas de energia, mudanças da agenda de competições e ataques contra a segurança em 22 arenas olímpicas”, detalhou a provedora.

O processo considerou a resposta da equipe e do sistema em relação a cada cenário, permitindo criar, validar e aprimorar respostas para praticamente qualquer situação durante os Jogos.

“Os 7 mil atletas que participaram dos eventos-teste, os 450 profissionais de TI do Comitê Organizador do Rio 2016, a Atos e os outros parceiros de tecnologia passaram pelas 200 mil horas de testes rigorosos para a preparação para os Jogos desse ano”, disse Elly Resende, diretor de tecnologia da Rio 2016.

Deixe uma resposta