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Forças da tecnologia de consumo que revolucionam o ambiente de trabalho

Avanade listou conceitos do cotidiano que exercem força sobre os ambientes corporativos e desafiam gestores de TI

Da Redação

23/05/2016 às 16h55

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Não há dúvida de que marcas pioneiras transformaram nossa vida pessoal com as tecnologias digitais e que agora também estão transformando nossa vida profissional. Uma pesquisa recente da Avanade constatou que 72% dos diretores de empresas acreditam que o escritório tradicional um dia se tornará obsoleto.

“Os funcionários estão acostumados a ter experiências digitalmente melhoradas como consumidores, e agora exigem essas mesmas experiências no local de trabalho. Com a guerra pelo talento, as empresas precisam atender essas novas demandas para atrair e reter as melhores pessoas”, afirma a provedora.

A empresa identificou quatro tendências da tecnologia de consumo que as empresas deveriam adotar para tornar seus locais de trabalho mais produtivos e atraentes para os funcionários.

1. Gratificação instantânea. As redes sociais instantaneamente conectam as pessoas, sites de consumo entregam o que você quiser, e motoristas da Uber chegam para te pegar em questão de minutos, ao toque de um botão. Da mesma forma, os funcionários esperam dispor de soluções para problemas de TI em questão de minutos, não dias; e ter acesso às informações que precisam, quando precisam, em qualquer dispositivo.

2. Mais poder. A tecnologia deu mais poder às pessoas, e a Internet parece ter a resposta para qualquer problema e para tudo que pesquisamos nela. No entanto, no local de trabalho, as coisas são diferentes. Precisamos constantemente que o departamento de TI se envolva mesmo nos problemas mais simples. Ainda não vemos o TI self-service prevalecer no local de trabalho.

3. Uma experiência de usuário simples e agradável. A tecnologia de consumo apresenta interfaces intuitivas, mas as ferramentas digitais no local de trabalho costumam ser difíceis de usar, com designs ultrapassados. De acordo com uma pesquisa da Avanade, 75% dos entrevistados disseram que as novas tecnologias criam mais trabalho para os funcionários e exigem que estes aprendam novas habilidades. As empresas precisam aplicar uma abordagem focada no design centrada nas pessoas e focar mais em experiências imersivas, permitindo um engajamento entre os usuários e as máquinas que permitam gestos, comandos táteis e por voz.

4. Opções. A tecnologia digital é capaz de oferecer novas capacidades, comportamentos e processos tanto para empregadores como para funcionários, mas é necessário entender as experiências que seus funcionários podem preferir.