Home  >  Inovação

Veja quem são as empresas que brigam em cada um dos mercados de IoT

Lista elaborada pela Firstmark estampa 1,2 mil logotipos das empresas que disputam diferentes mercados atrelados à Internet das Coisas

Da Redação

01/04/2016 às 14h52

iot_landscape_firstmark.jpg
Foto:

A Internet das Coisas desponta com o poder de um tsunami que surge no horizonte trazendo potencial avassalador sobre diferentes mercados. Os fornecedores de TI já reconheceram que é preciso se preparar o quanto antes para não serem varridos por essa onda gigantesca. Os campos de aplicação de IoT são vastos. Mas, quem são os players que disputam cada uma dessas vertentes?

A firma de venture capital Firstmark arregaçou as mangas para ajudar na tarefa de responder essa pergunta. A companhia elaborou um mapa, que mostra de forma gráfica como está o cenário atual e a evolução do conceito ao longo dos últimos anos.

Clique nesse link para ver a imagem em tamanho real.

O mapa divide-se em três grandes blocos (applications, platforms & enablement e building blocks). Cada uma dessas áreas traz subdivisões específicas por segmentos. A lista estampa 1,2 mil logotipos das empresas que disputam os mercados. 

Matt Turck, um dos responsáveis pelo estudo, ressalta os avanços nos diversos campos da internet das coisas e enfatiza que o conceito ainda terá “um longo caminho pela frente”, devendo passar por desdobramentos por muitos anos.

O executivo escreveu um post em seu blog analisando o contexto atual, os obstáculos e oportunidades em torno no conceito. O artigo “The 2016 IoT Landscape” pode ser ser lido, em inglês, nesse link.