Home  >  Acervo

Quatro forças ocultas que moldam o futuro do data center

Veja quais são, segundo o Gartner, essas megatendências e seus impactos nos ambientes de tecnologia

Da Redação

30/03/2016 às 13h24

datacenter-286386_1280.jpg
Foto:

Depois de muito tempo de quase inércia, os ambientes de data center passam por um período de transformação profunda. Muitas dessas alterações são decorrentes de megatendências globais que, em alguns casos, vão um pouco além da própria tecnologia.

Segundo o Gartner, até 2021, mais de 90% dos grandes centros de processamento e armazenamento de dados irão rever suas estratégias devido a tendências socioeconômicas e ambientais globais.

“Por isso, CIOs e líderes de TI devem tomar medidas para desenvolver uma estratégia de data center que considere essas tendências, ou as empresas irão falir ou terminar com uma infraestrutura não otimizada”, afirma a consultoria.

Veja quais são, segundo o Gartner, essas megatendências e seus impactos nos ambientes de tecnologia.

1. Digitalização. Segundo a empresa, estamos agora na era da digitalização, o que exige que os CIOs implementem uma plataforma digital pronta para responder à demanda digital futura;

2. Evolução demográfica e social. A economia global está enfrentando mudanças demográficas e sociais sem precedentes. O envelhecimento das populações, novas demandas de qualificação e a escassez de talentos no mundo todo estão levando os CIOs a implementar uma plataforma de talentos;

3. Urbanização. O Gartner observa que as megacidades estão em ascensão, e isso exige que os gestores de tecnologia planejem suas instalações ao redor desses centros populosos;

4. Mudanças climáticas e a escassez de recursos. O aumento da pressão sobre os recursos naturais devido às alterações climáticas continuará a exercer pressão sobre os CIOs para aumentar a eficiência e a resiliência.

O Gartner recomenda que os CIOs desenvolvam uma plataforma digital e uma estratégia que combine várias opções de data center, considerando infraestruturas locais, nuvem, colocation, hospedagem e computação de ponta, para oferecer recursos de computação para o negócio da melhor maneira possível.

A consultoria indica também que os profissionais de TI comprometam tempo e recursos financeiros necessários para desenvolver o talento de modo a construir um forte núcleo digital baseado em uma estratégia de DC moderno.

Por fim, lerta que os CIOs precisam incluir as tendências de urbanização em sua estratégia e adotar o conceito de "gravidade de megacidade" como um dos critérios para determinar a localização de seus centros de processamento.

Deixe uma resposta