Home  >  Plataformas

Google apresenta nova plataforma de machine learning em cloud

Companhia acredita que temas relacionados ao aprendizado de máquinas direcionarão a próxima onda da computação em nuvem.

Felipe Dreher

23/03/2016 às 17h39

machine_learning_cloud_aprendizado_de_maquinas_inovacao.jpg
Foto:

O Google apresentou uma nova plataforma de machine learning. O anúncio foi feito pelo CEO da Alphabet, Eric Schmidt, durante a conferência GCP Next 2016, que acontece essa semana em São Francisco (EUA).

A companhia acredita que temas relacionados ao aprendizado de máquinas direcionarão a próxima onda da computação em nuvem. A aposta da provedora é explorar esse segmento facilitando a vida de desenvolvedores no uso desses recursos.

O serviço foi disponibilizado de forma limitada e em preview. A Cloud Machine Learning engloba diversas aplicações da provedora – como Photos, Translate e Inbox. “Nossa plataforma trará escala gigantesta e velocidade às aplicações de negócio de sua empresa”, garantiu o executivo.

A oferta divide-se, basicamente, em duas partes principais. A primeira permite que desenvolvedores criem modelos de machine learning a partir de seus próprios dados, enquanto uma segunda parte oferece estruturas pré-treinadas.

O Google não é a única empresa a apostar na oferta de ferramentas de aprendizado de máquinas. A IBM bate forte nessa tecla há algum tempo. Além disso, a Microsoft e Amazon Web Services disponibilizaram esse tipo de recursos nos últimos anos.

Uma coisa, porém, é indiscutível: a inteligência artificial começa a se fazer cada vez mais presente em nosso dia a dia. E, a medida que grandes provedores de ferramentas tecnológicas em suas rotinas, o passo seguinte é que aplicativos passem a ser mais eficientes e, consequentemente, mais úteis às pessoas e empresas.

*O jornalista participa do GCP Next, nos Estados Unidos, a convite do Google Brasil.

Deixe uma resposta