Home  >  Negócios

SAP retoma projeto e data center no Brasil sai ainda em 2016

Segundo a presidente da fabricante no país, infraestrutura para SucessFactors será localizada na região de metropolitana de São Paulo

Felipe Dreher

14/03/2016 às 15h19

data_center_corredor_modular_cloud.jpg
Foto:

O data center da SAP em solo brasileiro parece que, finalmente, vai sair do papel. Cristina Palmaka, presidente da fabricante de ERP no Brasil, revelou na segunda-feira (14/03) que projeto foi retomado e a infraestrutura deve ser inaugurada no terceiro trimestre de 2016.

“Está confirmado”, resumiu a executiva, afirmando que o centro de processamento será localizado na região de Barueri, nos arredores da cidade de São Paulo, e terá redundância na capital paulista. A base será focada, primeiramente, na oferta de SucessFactors.

Em setembro de 2014, a fabricante alemã anunciou que investiria R$ 19 milhões para construir um data center em território brasileiro. A previsão inicial era que o site entrasse em operação ainda no primeiro trimestre do ano seguinte.

Contada por Computerworld Brasil há alguns meses, a companhia afirmou que a viabilização do projeto ainda estava em análises. “Continuamos a avaliar as melhores maneiras de suportar as necessidades de processamento de dados de nossos clientes brasileiros”, afirmou, em comunicado, na ocasião.

O movimento vem para fortalecer a fabricante na oferta de soluções em nuvem. A provedora espera que a venda de soluções “as a service” respondam por mais da metade de suas receitas em 2018.

Em dezembro de 2015, as receitas com serviços e suporte da empresa foram de 2,3 bilhões de euros, um aumento de 110% em relação ao ano anterior. A receita de licenças de software e suporte manteve-se como componente chave dos seus negócios, ascendendo a 14,9 bilhões de euros.

“Uma das formas de simplificar a transformação digital é através da utilização de cloud”, afirma Cristina, reforçando a ideia de que o conceito funciona como uma plataforma das empresas para avançarem rumo à modernização de seus negócios.

S/4Hana

Outra aposta da SAP é a nova suíte de seu sistema de gestão. Na visão da companhia, o S/4Hana traz uma arquitetura moderna, que ajudará as empresas a explorarem negócios no universo digital. Atualmente, a ferramenta já conta com 300 clientes na América Latina. Do total, “mais de 100 são no Brasil”, estima a executiva.

A fabricante projeta que mais de 2,7 mil clientes utilizam a tecnologia, que vem com a abordagem de processamento in-memory, ao redor do mundo.

Deixe uma resposta