Home  >  Carreira

Oito sinais de que você está prestes a ser demitido

Consultor de carreira, Andrew Ysasi, elaborou uma lista com alertas comuns em organizações prestes a "promoverem reestruturações"

CIO.com

02/03/2016 às 12h49

erro_falha_rh_problema.jpg
Foto:

A economia não anda lá essas coisas e o mercado de tecnologia passa por um período intenso de transformações. Apesar de a demanda por recursos humanos com conhecimento em TI seguir avançando, nada garante que o mar continuará calmo e o vento soprando a favor.

É preciso considerar que grandes players da indústria passam por um período de acomodação. A HP, por exemplo, separou suas operações recentemente. A Dell comprou a EMC, o que desencadeará uma reestruturação em seus quadros. Outras situações semelhantes brotam no mercado. 

A CIO.com conversou com o consultor de carreira Andrew Ysasi, presidente da Admovio, e elaborou a lista a seguir como um alerta para ajudá-lo a se preparar para a turbulência, caso passe por um desses processos, e, eventualmente, ler sinais para buscar oportunidades melhores para sua carreira. Confira.

1. Sua empresa foi vendida

Preste atenção nos termos fusão, spin off, venda, compra. Ou seja, caso receba a confirmação de que sua empresa foi vendida, está passando por um processo de fusão, comprou outra organização, fará um spin off, fique alerta, pois pode significar corte ocasionado, principalmente, por duplicidade de funções.

2. Estagnação profissional

Ysasi observa que permanecer por muito tempo sem grandes avanços na carreira dentro de uma mesma empresa, exercendo a mesma função, representa um sinal de risco. Além disso, o especialista indica que é importante ter uma atenção especial caso sua avaliação anual não apresentar nada de novo ou caso não seja envolvido em novos projetos.

vaga de emprego

3. Negar uma oferta de crescimento “horizontal”...

Se você não aceitou uma nova função, que lhe traria novas e diferentes responsabilidades, porém com o mesmo salário e sem nenhum privilégio (ou até mesmo uma promessa de algum privilégio!) extra, talvez seja um bom momento de começar a atualizar o currículo.

Na avaliação do consultor, essa oferta de crescimento “horizontal” pode sinalizar que a empresa luta financeiramente e é incapaz de suportar seu salário ou benefícios.

4. ... aceitar a oferta de crescimento “horizontal”

Agora, em linha  com o ponto citado acima, aceitar uma promoção sem nenhum ganho extra talvez também não seja um bom sinal. “As empresas estão sempre tentando fazer mais com menos, mas isso pode significar apenas uma forma de prolongar uma situação inevitável, tentando espremer a produtividade de funcionários existentes quando sabem que o navio está mudando de rumo”, justifica Ysasi.

5. Chefe, onde você está indo?

Se o seu chefe falou para você que está indo fazer entrevistas (ou seja, procurando emprego!) ou busca uma nova posição em outra companhia, bem... talvez seja sua chance de assumir a área; mas, observe o fato com cuidado pois talvez a mensagem seja “pule do barco antes dele afundar”, diz o consultor.

vagas

6. Mudanças frequentes no RH

Os profissionais responsáveis pela área de recursos humanos em sua empresa estão mudando com certa frequência? Segundo Ysasi, isso pode ser um sinal de certa instabilidade na forma como a organização pretende seguir a gestão de seus colaboradores.

7. Novos diretores

O mesmo vale para mudanças constantes no time de líderes organizacionais. Um novo diretor significa praticamente a mesma coisa que a troca do técnico do seu time de futebol, em outras palavras: a tentativa de impor uma nova abordagem (mais precisa) frente a algo que não está dando muito certo.

8. De escritório em escritório

Se você transferido para outra unidade e, logo em seguida, convidado a ir para outra – a menos que tenha implementado projetos de alto retorno – é algo que pode significar que a organização ainda não encontrou uma posição certa para suas habilidades.