Home  >  Carreira

Pequenas e médias empresas estão cada vez mais inteligentes

Cristina De Luca

30/10/2015 às 1h16

marcos_fabio_faria.jpg
Foto:

A Kontik Franstur quer colocar mais inteligência na mão de seus clientes. A agência disponibilizou uma ferramenta de Business Intelligence para os usuários de seus serviços. O objetivo foi gerar economia na hora da aquisição de pacotes de viagem.

“Do valor que as empresas gastam, 3% fica na agência e o restante é tarifa de passagens e outras rotinas de viagens. O BI entrou nesses 97%”, afirma Marcos Fabio Faria, diretor de TI da companhia, que tem como clientes o Bradesco e a Petrobras.

A solução cruza dados sobre antecedência de viagens, market share entre fornecedores (cias aéreas e hotéis), valor do bilhete emitido para comparação, principais rotas usadas pelos funcionários (para ver onde há mais gastos) e cadeia de hotel para ver onde está o maior consumo. Com base nesses dados, os clientes conseguem saber como estão negociando tarifas de viagens entre múltiplos fornecedores.

A Kontik Franstur atua com a gestão de viagens de clientes corporativos. Dessa forma, quanto mais conseguir levar informação e ser proativa junto aos clientes, maior o nível de fidelização da base.

FINALISTAS DAS CATEGORIAS

André Luis de Lucena Torres
UNIPÊ
Gerente de TI

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Aplicação de métodos para avaliar a maturidade da TI da instituição com base nas melhores práticas do ITIL. A partir desse processo, foi possível desenhar planos de ação pensando em um modelo de priorização de demandas. Outro esforço considerou a integração de aplicações de CRM com o sistema de gestão.

Visão de inovação corporativa:
Criar uma arquitetura de informação mais homogênea em relação aos sistemas e processos para agregar mais inteligência à operação

Ricardo Gouveia
Colégio MagnumCIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Lançamento de um novo portal para realização de processo seletivo utilizando elementos de design thinking. A iniciativa ajudou a instituição a aumentar consideravelmente o número de candidatos.

Visão de inovação corporativa: Melhorar a interação com públicos-alvo. Criação de um programa que mapeia desafios junto às áreas de negócio para priorização de iniciativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *