Home  >  Carreira

Energia entra na era da operação remota

Álvaro Martins, da Petrobras, encarou o desafio de implantar Salas de Controle Remotas para ampliar a participação de especialistas nas plataformas

Da Redação

30/10/2015 às 1h15

alvaro_-_petrobras.jpg
Foto:

Para que a Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro atinja a meta do Proef (Programa de Aumento da Eficiência Operacional) de 94% de eficiência operacional em 2016, o Comitê de Gestão da companhia definiu algumas iniciativas, implementadas pela área de TI. Entre elas, a possibilidade de operação remota das plataformas.

Para viabilizá-la, era necessário disponibilizar diversos sistemas para os operadores em terra, através da implantação de Salas de Controle, que obedecessem a algumas premissas. Entre elas a de que a sala de controle remota fosse uma extensão da plataforma. Que não desativasse a operação automática em situação de emergência. Estivessem junto às respectivas gerências de operação. E mantivessem uma equipe capacitada a bordo para operar em caso de contingência.

Outro projeto inovador em curso é o de utilização de drones para realização de serviços como a inspeção de caldeiras e de torres de telecom. Tudo começou com uma parceria com a Universidade Federal do Paraná para criação de um drone apto a fiscalizar mais de 14 mil quilômetros de faixas de oleodutos, trabalho até então realizado a pé pelos técnicos da empresa.

FINALISTAS DA CATEGORIA

Roberto Rabelo
Casa dos Ventos
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Implantação do Centro de Operações e Geração dos Parques Eólicos. Localizados a 250 km da capital pernambucana, o complexo tem 3.500 hectares entre as cidades de Caetés, Pedra e Paranatama, no agreste do estado.

Visão de inovação corporativa: Gerenciamento dos datalogs para gerar indicadores e controles para área de engenharia, possibilitando manutenção proativa.

Flavio Campos
CEG – Gas Natural Fenosa
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Implementação da Conta Inteligente, que permite ao usuário receber a fatura por e-mail, reduzindo o uso de papel e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Visão de inovação corporativa: Implementação do sistema de mercado potencial, que permite a criação de campanhas de venda, através da seleção de variáveis como distância do ponto de fornecimento de gás, classe social, ponto de fornecimento de água, etc.

Deixe uma resposta