Home  >  Negócios

A partir de hoje, sai Google Inc, entra Alphabet no mercado financeiro

As ações da companhia vão manter o mesmo ticker GOOGL, mas com novo nome. A empresa Google será uma das subsidiárias da nova holding

Da Redação - com Sharon Gaudin (Computerworld USA)

02/10/2015 às 17h44

google_novo_logo.jpg
Foto:

Hoje (02/10) é o último dia que o Google opera no mercado de ações como Google. Após o encerramento dos mercados nesta sexta-feira, a Google Inc (a holding) assumirá sua nova identidade Alphabet e suas ações serão negociadas como tal a partir da segunda-feira, embora a sigla não mude. As ações ainda serão negociadas sob o símbolo GOOG.

Com essa mudança, a empresa Google vai se tornar uma unidade de negócios da holding que funciona sob o guarda-chuva da Alphabet e vai se concentrar em negócios relacionados à Internet, incluindo os negócios com a busca, YouTube e Android.

A empresa anunciou a mudança oficial na sua página de relações com investidores. A Alphabet substituirá a Google como a entidade de capital aberto e terá o mesmo número de ações negociadas sob o símbolo GOOG.

A Google não será a única subsidiária sob o guarda-chuva do Alphabet. Embaixo da Alphabet ficam também a Calico, Nest, Google Capital, Google Ventures, Google Fiber, Life Sciences (Google contact lenses), the Google X lab (driverless cars, Google Glass, drone delivery).

"A longo prazo, isso pode ser um grande negócio, mas deve ser mais do que uma mudança de nome", disse Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy. "As empresas não-Google sob a Alphabet precisam mostrar que serão proficientes, permitindo inovação com autonomia."

Significa que o Google X, braço de pesquisa secreto da empresa que surgiu com o carro autônomo, vai se tornar um negócio autônomo, assim como a Gooogle Capital e a Google Ventures, que irão concentrar-se no financiamento de startups.

Projetos de pesquisa do Google, como as lentes de contato inteligentes que podem ler os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos, terão seus próprios executivos supervisionando o trabalho.

A holding Alphabet Inc não pretende desenvolver produtos e marcas sob esse nome.

Se o fizesse, poderia ter que enfrentar as consequências legais de atropelar detentores de direitos sobre uma marca bastante comum entre empresas norte-americanas.

Além das centenas de pequenas firmas com Alphabet no nome, existem atualmente 103 registros de marca nos Estados Unidos que incluem a palavra "alphabet" ou outra variação próxima, segundo pesquisa no banco de dados do Departamento de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.

Os registros incluem jogos de computador, marcas de roupa, móveis, brinquedos, diversos tipos de livros infantis, além da Alphabet Vodka e da cervejaria Alphabet City Brewing em Nova York. Existe também o cereal matinal Alpha-bits.

Deixe uma resposta