Home  >  Segurança

Edward Snowden lança iniciativa focada em privacidade digital

Acordo foi projetado para pressionar governos na esperança de gerar novas proteções legais acerca da privacidade

Da Redação

25/09/2015 às 13h55

snowden.jpg
Foto:

Edward Snowden, ex-agente da NSA - agência de segurança nacional dos Estados Unidos, manifestou seu apoio a uma campanha que prevê acordo internacional sobre os direitos de privacidade digital das pessoas. As informações são do site do The Guardian.

Batizada de “Tratado Snowden”, a campanha é encabeçada pelo jornalista Glenn Greenwald – que recebeu os documentos vazados por Snowden, seu companheiro, David Miranda e o grupo de promoção de campanhas Avaaz.

O anúncio de Snowden foi feito por meio de videoconferência a partir da Rússia, que lhe concedeu asilo em 2013 após o ex-agente ter vazado detalhes sobre programas de vigilância em massa dos EUA.

O acordo foi projetado para aplicar pressão sobre os governos ao redor do mundo na esperança de gerar novas proteções legais. A ideia é que um acordo internacional possa gerar novas garantias para dados pessoais, delatores e jornalistas vulneráveis à repressão do governo.

“Temos que ter uma discussão, precisamos tomar a iniciativa com propostas, em direção a ‘como afirmamos quais são nossos direitos, tradicionalmente e digitalmente, e garantir que possamos não apenas desfrutá-los, mas que possamos protegê-los”, disse Snowden.

Deixe uma resposta