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Brasileiros perdem paciência com aplicativos deficientes em 3 segundos

Pesquisa da CA Technologies revela três pontos fundamentais buscados em um app: velocidade de resposta, funcionalidade e segurança

Da Redação

16/06/2015 às 14h26

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De um a três segundos é quanto dura a paciência de 44% dos brasileiros ao utilizarem um aplicativo no celular ou tablet. Segundo pesquisa realizada pela CA Technologies, o serviço que não oferecer resposta satisfatória nesse tempo ao consumidor corre sério risco de perdê-lo para sempre. Isso porque até 14% dos respondentes cogitam nunca mais voltar a utilizar um app que não tenha proporcionado uma boa experiência.

O grau de tolerância do brasileiro corresponde à metade da média global, que gira em torno de 6 segundos. Considerado o cenário atual da economia dos aplicativos, no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem fazer tudo que podem por meio de apps, desempenho é um fator crucial.

O estudo da provedora ouviu 6,8 mil consumidores e 809 executivos em 18 países, para identificar como cada um desses dois grupos pensa a respeito de aplicativos. Os usuários apontaram três itens que impactam em sua experiência com apps.

O primeiro tema toca a velocidade de carretamento do sistema. Na média global, 68% dos consumidores disseram que um tempo de carregamento de até 6 segundos é aceitável. Metade deles considera o tempo ideal entre 1 e 3 segundos. “No Brasil, a maior parte dos respondentes está nesse último grupo, com paciência quase zero”, indica a provedora.

Funcionalidade é outro ponto valorizado. De acordo com a pesquisa, 40% dos consumidores brasileiros consideram a possibilidade de executar tarefas com facilidade como muito importante para usar ou comprar um aplicativo e 48% indicaram a importância de o app ter características fáceis de usar.

Por fim, os respondentes destacaram recursos de segurança.  “Dentre os consumidores ouvidos que tiveram más experiência com aplicativos, 10% disseram que abandonariam uma marca para sempre se enfrentasse problemas relacionados à segurança. No Brasil, esse índice é de 8%”, revela a pesquisa.

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O estudo revela ainda que há uma lacuna entre a percepção da indústria e dos consumidores em relação ao quão bem as empresas vêm atendendo às expectativas dos usuários. Há uma diferença de 15% entre as duas avaliações no setor Financeiro e de 14% nas áreas de Tecnologia e Governamental, no âmbito mundial.

O levantamento reforça que os aplicativos tornaram-se um ponto de encontro crucial entre consumidores e organizações. Segundo a pesquisa, 49% das pessoas usam apps para fazer operações bancárias (45% no Brasil) e 48%, para compras (44% no Brasil). No País, a atividade mais executada por meio de aplicativos é a troca de mensagens (83%) e o acesso ao e-mail pessoal (82%).

“São dados que não causam tanta surpresa”, comenta Laércio Albuquerque, presidente da CA Technologies para a América Latina. “Empresas que abrem um canal para comunicação com o consumidor digital precisam estar preocupada com as expectativas do cliente”, recomenda.