Home  >  Carreira

Catho adota inteligência artificial para associar vagas a candidatos

Site de vagas e currículos está usando a tecnologia para fazer o casamento entre os requisitos dos profissionais e as ofertas das empresas

Da Redação

15/06/2015 às 7h41

teclado_empregos.jpg
Foto:

A empresa de currículos e oferta de vagas de trabalho Catho está adotando tecnologia de inteligência artificial em seus algoritmos de recomendação de vagas para profissionais de acordo com requisitos das empresas ou exigências dos candidatos.

Segundo a empresa, o uso de inteligência artificial permite a coleta de dados de maneira mais eficiente, e os algoritmos combinam o perfil da vaga com aquele candidato que mais se adapta e vice versa. Se uma pessoa valoriza muito trabalhar perto de casa, por exemplo, o sistema da Catho irá sugerir vagas de empresas próximas à residência.

Assim, a escolha de vagas se torna mais eficiente, unindo as necessidades de ambos. O recurso avalia também todo comportamento do usuário dentro do sistema da Catho para a melhor sugestão de vaga compatível com suas preferências.

“Os algoritmos têm autonomia para crescer por conta própria, obtendo cada vez mais exatidão nas escolhas. Primeiramente, o sistema analisa o perfil dos usuários, depois os divide entre dois grandes grupos: a Filtragem Contextual e a Filtragem Colaborativa”, explica Murilo Lopes, gerente de Produtos da Catho.

A Filtragem Contextual utiliza o perfil do candidato e as descrições das vagas como base. Por meio de uma tecnologia conhecida como Machine Learning, os códigos da Catho aprendem a classificar as preferências dos assinantes e passam a sugerir propostas que mais parecem agradá-los, de forma totalmente exclusiva para cada pessoa. Com esta filtragem é possível encontrar as semelhanças entre as habilidades do candidato e os pré-requisitos para a vaga.

Já a Filtragem Colaborativa se baseia no comportamento do usuário no próprio site. O algoritmo analisa a satisfação (ou não) de uma vaga e também o histórico de buscas e visualizações. Dessa maneira, os usuários recebem notificações de vagas que outras pessoas com padrões parecidos se interessaram.

vaga de emprego

Depois de implantada a inteligência artificial, a Catho afirma que teve um crescimento de mais de 200% nos envios de currículos e no contato por parte dos recrutadores. A aceitação das sugestões de vagas por meio do sistema inteligente mais que dobrou desde antes da nova implementação, saltando de 8% das aplicações do site para 16,3%.

A Catho gera mensalmente mais de 10 mil contratações por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

Tags