Home  >  Plataformas

Marque na agenda: Java 9 chega ao mercado em setembro de 2016

A informação vem de fonte oficial: cronograma foi liberado por email pelo diretor de arquitetura da plataforma Java na Oracle, Mark Reinhold

Por Paul Krill - InfoWorld (USA)

08/05/2015 às 8h07

java9.jpg
Foto:

O Java 9 deverá chegar ao mercado em 22 de setembro de 2016. A informação tão precisa foi capturada de fonte oficial, já que pertente a uma agenda de lançamentos da plataforma publicada por um diretor da divisão de Java da Oracle esta semana.

Em uma mensagem via email para um grupo de profissionais, que acabou sendo citada em um twitter, o cronograma para o Java Development Kit 9, fundamentado nas especificações do Java Standard Edition 9, tem data de finalização com todos os recursos completos marcada para 10 de dezembro de 2015 e data para disponibilização geral em setembro de 2016.

A mensagem foi publicada por Mark Reinhold, arquiteto-chefe do grupo da plataforma Java na Oracle. "As datas prevêem tempo suficinte para ampla revisão e teste dos recursos mais importantes, em particular a introdução de um sistema de módulos e da modularização da plataforma, com a intenção de garantir o lançamento de um novo release a cada dois anos", escreve Reinhold.

A modularidade do novo Java está prevista no chamado Projeto Jigsaw e é um recurso chave no Java 9. O release mais importanto do Java, a versão 8, foi liberado em março de 2014 e embute recursos de programação funcional.

O cronograma proposto por Reinhold inclui outras datas importantes, como ter todos os testes concluídos até 4 de fevereiro de 2016; uma versão com zero bugs em 21 de abril de 2016; e uma fase 2 de estabilização e acomodação do time (Rampdown) para 16 de junho de 2016.

No post, Reinhold escreve que comentários vindos dos envolvidos com o JDK 9 são bem vindos. Se nenhuma objeção ao cronograma proposto for feita até a próxima terça-feira, 12 de abril, o cronograma estará então adotado oficialmente.

Deixe uma resposta