Home  >  Segurança

Apps “zumbis” povoam smartphones corporativos

De acordo com estudo, praticamente toda empresa tem um dispositivo rodando um aplicativo que não encontra-se mais disponível em suas respectivas app stores

CSO

28/04/2015 às 15h18

app_zumbi_seguranca.jpg
Foto:

Existem cerca de 3 milhões de apps zumbis - sistemas que foram removidos dos marketplaces dos fabricantes e que não tem mais suporte por seus criadores - vagando nos smartphones corporativos ao redor do mundo.

Segundo estudo recente, praticamente toda empresa tem um dispositivo suportando um aplicativo “morto vivo”. Esses sistemas podem, evidentemente, ser perigosos de diversas formas, ressalta Domingo Guerra, presidente e fundador da provedora de segurança móvel Appthority, responsável pelo estudo.

Na visão do executivo, esses sistemas possivelmente foram removidos das app stores por serem inseguros ou conter malwares. Ele ainda pontua que esses sistemas podem muito bem terem sido desenvolvidos para abrir brechas nos aparelhos.

Do total de apps aproximadamente 5,2% são para iOS e 3,9% para Android. De acordo com a Appthority, aplicativos zumbis representam um grande risco às organizações pois as empresas não revelam os motivos pelos quais esses sistemas foram removidos de suas lojas.

Deixe uma resposta