Home  >  Inovação

Uso de wearables nas empresas deve triplicar em dois anos, afirma Salesforce

Estudo da provedora aponta que relógios inteligentes estão vencendo a corrida na adoção de tecnologia vestível em ambiente corporativo

Da Redação

23/04/2015 às 15h24

applewatch_perfil_625.jpg
Foto:

Dispositivos vestíveis são vistos como uma plataforma estratégica para melhorar o desempenho dos negócios e devem passar por um período de expansão nos investimento. Pelo menos, esse é o cenário apresentado na pesquisa “Colocando Wearables para trabalha", realizada pela Salesforce. A fornecedora acredita que o uso desses aparelhos em ambiente corporativo deve triplicar nos próximos dois anos.

De acordo com o levantamento, 79% das organizações que adotaram os dispositivos avaliam seu uso como estratégicos para o sucesso futuro. Além disso, 76% relatam melhorias no desempenho nos negócios desde a implantação da tecnologia. A pesquisa aponta ainda que 86% das companhias que já utilizam tecnologias vestíveis pretende ampliar seus gastos nessa frente ao longo dos próximos doze meses.

A Salesforce acredita que quatro das cinco principais áreas de crescimento na utilização da tecnologia estão ao redor da melhora da experiência do consumidor. Esses fatores incluem acesso em tempo real a dados de clientes, instrução ou diretrizes para trabalho de campo hands free, analytics a alertas corporativos e treinamento remoto do consumidor.

“O uso de wearables pelos consumidores está sendo liderado pela integração com dispositivos móveis e programas de fidelidade, aplicações de ponto de venda e experiências imersivas dos consumidores”, informa um relatório da provedora.

Os relógios inteligentes estão vencendo a corrida da tecnologia vestível corporativos. Para as pessoas que participaram da pesquisa, os smartwatches terão o maior impacto e a taxa de adoção mais rápida nas empresas. Do universo estudado, 62% estão usando, pilotando ou planejando usar smartwatches no ambiente corporativo nos próximos dois anos.

Cordões digitais e óculos inteligentes ocupam o segundo e terceiro lugares (respectivamente) por seu impacto esperado sobre empresas.

Cenário  

Na visão da Salesforce, os dados gerados por dispositivos vestíveis serão um game-changer para uma empresa. A pesquisa aponta que apenas 8% dos adotantes de wearables afirmam que estão completamente prontos para obter insights para ações a partir do volume de dados de funcionários e consumidores gerados.

“Quando o uso desses dispositivos nas empresas acelerar, o afluxo de dados gerados pelos wearables irá ajudar as empresas a tomar decisões informadas em tempo real”, projeta. Outro dado aponta que 30% dos adotantes citam a falta de aplicações de negócios como um desafio primário na implantação de wearables.

O estudo, conduzido entre 27 fevereiro e 1 março de 2015, centrou-se em mais de 500 profissionais que adotaram a tecnologias vestíveis em empresas de vários portes, que disseram que estavam usando, guiando ou planejando implantar a tecnologia nos negócios dentro dos próximos dois anos.

Deixe uma resposta